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Junta do cabeçote rompendo o tempo todo.


#1 TRacing

TRacing
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08 julho 2020 - 21:12

Boa noite, pessoal.

Meu WRX 2006 está com motor forjado e usa uma VF22.

O problema é que estou indo para quarta junta de cabeçote, sendo que a última junta tinha 1.5mm esmagada.

Já usamos a técnica do fio de cobre e agora tem um anel de bloco.

 

Rodei 100km com o carro e já estava borbulhando água no reservatório. Tenho impressão que não aguenta a primeira esticada forte.

Alguém saberia qual a causa do problema?

Qualquer opinião será bem vinda.



#2 Sidnei

Sidnei
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08 julho 2020 - 23:05

Não tenho vivência com motores preparados. Mas num motor comum, uma suspeita seria empeno no bloco e/ou cabeçotes.
De qualquer forma, a queima da junta é consequência de outra coisa (e caso tenha empenamento, este também pode ser consequência). Por exemplo, bomba de água defeituosa, obstrução nas linhas de arrefecimento, ventoinha que não está armando, mistura pobre ou outros defeitos que estão fazendo o motor aquecer e queimar a junta.
Já já alguém que manja de preparação te dá uma força!
Boa sorte!

#3 TRacing

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08 julho 2020 - 23:55

Então, Sidnei.

Empeno eu já conferi e tudo ok.. radiador e bomba d'água são novos.
A ventoinha foi a primeira coisa que conferi quando o carro esquentou.

Obrigado pela força, irmão.



#4 Iuri

Iuri
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10 julho 2020 - 16:52

O q usa de prisioneiro? Reaproveita?
Mapa de ponto e mistura, já analisou?
Bicos estão ok?
Tem ctz q é junta? Da pra ver na junta qnd tira? Não pode ser uma pequena trinca na camisa?

#5 TRacing

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11 julho 2020 - 00:44

Uso prisioneiro ARP.

Não analisei ponto, já a mistura está sempre rica.

 

Certeza que é junta, fica marcada.

 

Muito ponto pode causar esse problema? Tô achando que pode ser isso mesmo...

Essa semana vou colocar bicos maiores e fazer remap..

Deu uma boa desanimada do carro =/

 

Muito obrigado pela ajuda, Iuri



#6 Iuri

Iuri
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11 julho 2020 - 22:40

Imagino, cara. Chatão mesmo.

Ponto alto pode causar detonação, que gera uma puta pressão no cilindro, em curto espaço de tempo, mas é constante. Essa pressão não é convertida em torque, ela é dissipada nos componentes do motor, e a junta sofre muito com isso. Num motor original, o pistão quebraria antes, mas como o seu é forjado, a junta sofre mais.
É uma possibilidade.

#7 TRacing

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12 julho 2020 - 17:37

Imagino, cara. Chatão mesmo.

Ponto alto pode causar detonação, que gera uma puta pressão no cilindro, em curto espaço de tempo, mas é constante. Essa pressão não é convertida em torque, ela é dissipada nos componentes do motor, e a junta sofre muito com isso. Num motor original, o pistão quebraria antes, mas como o seu é forjado, a junta sofre mais.
É uma possibilidade.

 

Pô, acho muito que pode ser isso!

Muito obrigado pelo retorno.

Em breve volto para dizer como ficou.



#8 Iuri

Iuri
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12 julho 2020 - 19:50

Bom, tomara que seja, pois assim já resolve .

Porém é bom atentar que isto é somente uma possibilidade.
Existem outras possibilidades.

A ECU OEM e a estratégia de controle de detonação por ponto é muito boa. Para dar um problema desse, precisa ter alguma cagada.

Se puder, investigue outras possibilidades.

Espero q a galera contribua aqui trocando experiências, nesse fórum tem uns caras feras.

#9 fabiano

fabiano
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13 julho 2020 - 09:14

TRacing

Além de tudo o que eles falaram, vou sugerir vc conferir o empenamento do bloco, e dar um passe.

Não sei se foi feito, mas muitas vezes quando empena cabeçote empena junto o bloco, que é de aluminio.

Mas não é todo mundo que sabe deste detalhe, e às vezes passa batido.

 

Os prisioneiros de cabeçote são ARP, o aperto está correto (12kg)?

Tem a sequência de aperto também, que é diferente do que se fosse com os parafusos originais. 

Mas isso vc já deve ter visto né

 

Boa Sorte aí! :thumbsup:



#10 fabiano

fabiano
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13 julho 2020 - 09:17

Uso prisioneiro ARP.

Não analisei ponto, já a mistura está sempre rica.

 

Certeza que é junta, fica marcada.

 

Muito ponto pode causar esse problema? Tô achando que pode ser isso mesmo...

Essa semana vou colocar bicos maiores e fazer remap..

Deu uma boa desanimada do carro =/

 

Muito obrigado pela ajuda, Iuri

 

Se vc colocar uma EGT, ela irá mostrar através da temperatura, que o ponto pode estar muito avançado. Caso a temperatura chegue muito rápido nos 800, e (às vezes passa disso), caso a mistura esteja correta, ai muitas vezes pode ser ponto, ( ou gasolina ruim)