•         

Junta do cabeçote rompendo o tempo todo.

#11 Iuri

Iuri
  • Subaristas ♂
  • 243

13 julho 2020 - 09:55

Fabiano, mas EGT não sobe quando o ponto está alto. Acontece o contrário, quanto mais ponto, menor a temperatura dos gases de escape. Se for tirando ponto para não detonar, EGT aumenta.
Não há relação entre EGT e detonação.
O único caminho é sensor de detonação mesmo ou trabalhar conservador.

#12 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • 11.226
  • Carro:ImprezaXV

13 julho 2020 - 10:56

Fabiano, mas EGT não sobe quando o ponto está alto. Acontece o contrário, quanto mais ponto, menor a temperatura dos gases de escape. Se for tirando ponto para não detonar, EGT aumenta.
Não há relação entre EGT e detonação.
O único caminho é sensor de detonação mesmo ou trabalhar conservador.

Cara, sempre soube que era assim, ponto mais adiantado, mais calor. Isso desde minha época de competição em motores 2 T

Mas posso ter me confundido...

O ideal é esperarmos o veredicto de um tuner profissional aqui, de alguém que trabalhe com isso no dia a dia. :iw:

#13 Iuri

Iuri
  • Subaristas ♂
  • 243

13 julho 2020 - 18:32

Fabiano, de certa forma sua afirmação está correta. Ponto mais adiantado, mais calor... na câmara. Não no escape. Mais ponto de ignição, menos calor sendo direcionado para o escapamento, e vice versa.
Nessa questão, prefiro acreditar nos livros e artigos. Se um profissional tuner disser o contrário, é melhor desconfiar.

#14 TRacing

TRacing
  • Membros ♂
  • 15
  • Carro:Impreza WRX

14 julho 2020 - 01:36

TRacing

Além de tudo o que eles falaram, vou sugerir vc conferir o empenamento do bloco, e dar um passe.

Não sei se foi feito, mas muitas vezes quando empena cabeçote empena junto o bloco, que é de aluminio.

Mas não é todo mundo que sabe deste detalhe, e às vezes passa batido.

Os prisioneiros de cabeçote são ARP, o aperto está correto (12kg)?

Tem a sequência de aperto também, que é diferente do que se fosse com os parafusos originais. 

Mas isso vc já deve ter visto né

Boa Sorte aí! :thumbsup:

Já dei um passe no bloco e não adiantou =(
12kg de torque ok

Comprei radiador de oléo e vou fazer remap..

Fiquei muito chateado de tantas quebras mas vou tentar não me desfazer do carro.

Pô, mas eu agradeço muito mesmo a ajuda.. Valeu pessoal. Brigadão.

Em breve espero voltar com notícias boas.

#15 Dumogi

Dumogi
  • Subaristas ♂
  • 1.788
  • Carro:GT 96

14 julho 2020 - 08:22

Cuidado na compra da junta. Tem que ser uma junta boa e própria para motor turbo. Tem umas juntas por aí que não valem nada.

#16 Dumogi

Dumogi
  • Subaristas ♂
  • 1.788
  • Carro:GT 96

14 julho 2020 - 08:26

Meu carro fazia isso direto e era empenamento geral em tudo. Joguei bloco e cabeçotes fora e troquei tudo. O pessoal da WDC montou o motor para mim com anel e nunca mais tive problema. Meu motor é um EJ257 e roda com até 1,2 bar de pressão de turbo e não deu problema até hoje. Trackday e tudo.
Não desanima não que isso tem solução.

#17 Iuri

Iuri
  • Subaristas ♂
  • 243

14 julho 2020 - 09:10

Bem lembrado.
Tem q tomar cuidado com junta mesmo.

Pensei nos ARP também. Nunca passei por isso mas já ouvi sobre esticar ARP (ele deforma e vira lixo) E como teoricamente ele pode ser aproveitado, isso pode gerar problema de baixa resistência.

#18 diogoloschi

diogoloschi
  • Membros ♂
  • 602
  • Carro:WRX 2001

14 julho 2020 - 13:17

Manda o bloco pra retifica verificar se não existe nenhuma micro fissura nas camisas. Já vi fissura onde ele é mais fino por causa do parafuso interno do bloco.

#19 Cesar

Cesar
  • Subaristas ♂
  • 2.112
  • Carro:Forester

14 julho 2020 - 16:31

Que oficina ta montando seu carro? Tem fotos das juntas ai?

Até o o'ring se for mal feito pode estar te gerando problemas. Tem uma medida exata e bem precisa que se errar você "perde" o bloco.

Para conferir empenamento da face do bloco com os cabeçotes, o short block precisa estar fechado e devidamente torqueado. O alumínio deforma no fechamento e você nunca vai achar o problema.