Ir para conteúdo

Foto

Problema "crônico" nos freios dos Sharks?

• Por favor, faça o login para responder
39 respostas neste tópico

#1 deividfoggi

deividfoggi
  • Subaristas ♂
  • Carro:Blob WRX SW 05

Postado 06 maio 2015 - 17:28

Pessoal!

achei alguns comentários em tópicos mas não encontrei nenhum topico tratando o assunto de maneira focada. Mas se já existir a discussão, me apontem por favor.

Falando de Shark sem considerar WRX e STI. Um amigo está muito interessado em felizmente trocar o Polo dele por um Impreza. A preferencia dele está nos Sharks Hatch 2.0 2008 ou 2009, talvez 2010. A questão é que nas pesquisas dele sobre o carro, ele destacou duas coisas. Primeiro é que quase todo dono elogia o carro e diz não sai mais da marca. Segundo, praticamente todos os donos de Shark nesse perfil reclamam especificamente dos freios. À cada 10k KM aproximadamente dos discos empenam. Estou relatando à vocês exatamente o que ele me relatou, e segundo a pesquisa dele é bem recorrente.

Comentei com ele que iria buscar informações uma vez que nao conheço nada além do Hawk. Ele está bem interessado em adquirir o carro, principalmente pelo custo beneficio. Mas essa questão dos freios deixou ele com o pé atras.

Gostaria de saber o que sabem sobre isso. Qual exatamente o problema. Gostaria de saber também qual a solução definitiva para o problema? Discos? Pastilhas? Linhas?

Abs e obrigado pela atenção!

• chriswak e Henry_S curtiram isso

#2 Dumogi

Dumogi
  • Subaristas ♂
  • Carro:GT 96

Postado 06 maio 2015 - 17:35

Andei 45 k km no meu e nunca empenou.

#3 tomahawk

tomahawk
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza WRX 1994

Postado 06 maio 2015 - 18:07

Um colega do trabalho tinha um 2.0R 2010 com esse mesmo problema de empenar os discos com frequencia. (obs. comprados na CAOA) 

#4 Cesar

Cesar
  • Subaristas ♂
  • Carro:Forester

Postado 06 maio 2015 - 19:41

Empena mesmo mas vai de como o cara dirige. Se ele usar só o freio sem redução do motor ou deixar os freios esquentarem muito a mordida deslizante das pinças de 2008+ deforma o disco quando para e ele está quente. É mais comum em Forester XT e 2.0 Aspro, principalmente quando o cara compra empolgado e quer andar "forte".

As pinças são as mesmas em WRX/Forester 2008+ e nos 2.0 muda alguma coisa que não lembro bem. (Diâmetro de disco nos 2008 se não me engano); só o STI vem com Brembo dianteiro e traseiro no caso dos 2008+

O que muitos fazem é colocar as pinças dianteiras de WRX 2001~2007. Já ajuda bastante por parar com mais eficiência e não ter o movimento deslizante.

Não é problema, é downgrade para entrar no mercado e contornar a crise de 2008 no japão. Os carros ficaram mais "baratos" com vários downgrades estruturais e mecânicos.

#5 MarcoL

MarcoL
  • Subaristas ♂
  • Carro:Forester

Postado 06 maio 2015 - 20:00

Eu usei com eficiência os discos Fremax - 

#6 Eurico

Eurico
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 2.0 AT 2009

Postado 07 maio 2015 - 10:45

Até agora, não tive problemas.

Mas também não abuso, aqui em SP tem radar até no banheiro do prefeito.

#7 Deleterium

Deleterium
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 2.0R '10

Postado 08 maio 2015 - 08:14

Andei 30k com os originais sem empenar. Depois andei mais 20k com eles empenados. Solucionei comprando discos da EBC, que custou uma graninha na época do dolar 2,20. Esses discos com pastilhas EBC Yellow, dá pra usar sem dó até mesmo em seguidas voltas rápidas no autódromo.

Porém há diversos relatos de usuários felizes depois que colocaram o fremax.

Upgrade pra freio do wrx 2007 vai custar uns 3000 reais com disco e pastilha usados.

Upgrade de disco ebc da gringa vai custar 140 dolares (+70 envio + 100 de imposto), total 960 reais.

Disco fremax não tenho idéia do valor.

Upgrade de pastilha ebc yellow (pra deixar o setup igual ao meu nas pistas): 300 dolares (+50 envio + 175 de imposto), total 1600 reais.

Não há problema que um pequeno investimento não resolva!

• arturfg curtiu isso

#8 deividfoggi

deividfoggi
  • Subaristas ♂
  • Carro:Blob WRX SW 05

Postado 11 maio 2015 - 00:16

Valeu pessoal pelas respostas. Já mostrei pra ele. Ele já se decidiu em comprar um shark 2.0.

Abs.

#9 Contadini

Contadini
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza WRX 2009

Postado 27 junho 2015 - 14:11

Tenho um WRX 2009 Sedan e os discos empenaram andando na Rua. Aí fui para um TD e acabei de empenar eles. :) Solução: Discos DBA tamanho original, coloquei pastilhas Hawk HP+ e pronto, fui para TD e o carro freiava super bem e não tive mais problemas de empenar disco.

#10 Rafael Machado

Rafael Machado
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 2.0 2011

Postado 13 agosto 2015 - 07:58

Só pra referência se alguém cair aqui pesquisando o assunto, estou com 40789km e nada de empeno de disco até agora. Usando pastilhas Stoptech desde 20 mil km.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos