Ir para conteúdo

Bloco Ej18 - EJ20 - EJ22?

• Por favor, faça o login para responder
57 respostas neste tópico

#11 Deletado_Marter_Templar

Deletado_Marter_Templar
  • Guests

Postado 17 fevereiro 2010 - 16:22

Exato, o bloco é o mesmo p/ os três modelos, e pode ser feito o intercâmbio de pistões p/ aumentar a cilindrada.O único bloco diferente (maior) principalmente no alojamento do virabrequim (de curso maior) são os blocos de 2.5 (existe mais de um tipo)O q o kaled falou alí sobre o bloco do 2.2 ser mais reforçado vale p/ APENAS p/o do modelo 22b, q tem um bloco closed deck, mas é um caso à parte pois este bloco foi produzido em pequena quantidade, somente p/ o 22b, p/ fins de homologação p/ o WRC.Todos os outros (1.8, 2.0, 2.2 e 2.5) são open deck, c/ exceção do bloco do STI 2.5 (EJ257), q é semiclosed deck.Você pode usar o cabeçote até do 1.6 com o bloco do 2.2 (este é o caso mais extremo possível), mas precisa ajustar o volume das câmaras do EJ18 p/ manter uma taxa de compressão aceitável. Este trabalho deve ser feito por um profissional de preparação, ou, caso vc se arrisque a fazer...fica a seu critério, mas tem muitos "macetes".No meu caso fiz isso (mandei no preparador fazer), foram usados meus cabeçotes do 2.0 com o bloco 2.5, p/ isso aumentamos o volume e o diâmetro das câmaras, este trabalho, caso seja bem feito, pode até render alguns hp's, pois vc pode aproveitar e aumentar ligeiramente a taxa dependendo do combustível q vc vai utilizar, e, se for um preparador TOP mesmo (caso não for pode até piorar), pode ser alterado ligeiramento o formato das câmaras p/ gerar mais turbulência e melhorar a homogeinização da mistura.

Então se é o mesmo bloco , seria só trocar o pistão, o estranho é que venho falando com o pessoal do USA e pelo que entendi que eles me responderam é que não dá para fazer isso, mas não entendi direito o pq, vou colocar o link do topico que eu criei lá e ve se vocÊs entendem algo que eles falam http://www.ultimates...2775#post902775 , vlw pela força cara, abração.

valeu fabianoisso quer dizer que, se eu colocar pistoes do EJ22 meu carro se transformara em um EJ22? claro mudando as camisas tbm, precisará mudar o vira pelo do EJ22 tbm ou eles tem a mesma medida/curso?

Então cara, se o bloco for exatamente o mesmo, é só vc trocar os pistões mesmo, vou pegar um exemplo de um motor nacional, o celta 1.0 VHC tem o motor da familia 1 da GM, e o Powertrain 1.8 também é familia 1 GM, o que a fabrica fez foi trocar o pistão e o vira, transformando então o motor em 1.8 , exatamente o mesmo bloco, abração e vlw pela participação.

Sim, teoricamente, e pelos dados de diâmetro e curso q o Marter passou, trocando os seus pistões pelos de 96,9mm calculando vc teria 2.2 mantendo o seu virabrequim, q é o mesmo do 2.2.Agora tava olhando na web e encontrei um mais de uma fonte o curso dos 2.2 sendo de 79mm. Dizem ser informações vindas de um manual da Subaru, até pode ser, mas se forem estão erradas, pois este é o curso do vira do 2.5, daí calculando chega-se a 2,32 de cilindrada.(?)

Agora surgiu a duvida aqui, o certo mesmo era pegar alguém que tem o manual de um legacy 2.2 e nos passar os dados corretos, pois esses dados tem nos manuais, abração.

#12 Deletado_Bruno Tatsch

Deletado_Bruno Tatsch
  • Guests

Postado 17 fevereiro 2010 - 16:23

Outra pergunta então, daria para colocar no EJ18 então os pistões forjados dos famosos "2.3" ??

#13 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 17 fevereiro 2010 - 16:56

Outra pergunta então, daria para colocar no EJ18 então os pistões forjados dos famosos "2.3" ??

Sim, é isso q o Inho faz.E eles ainda reforçam o cilindro com uma camisa forjada!Falei esses dias com o dono da Romaq (aqui de Corupá, do ladinho da minha cidade)Só não sei exatamente quais as medidas exatas dos pistões nem das camisas neste caso, e sem isso não conseguimos calcular a cilindrada exata. Nem ele não lembrava de cabeça, mas disse q se quiser fazer um projeto de motor c/ camisas dessas com ele, ele tem todos os dados.

#14 Deletado_Bruno Tatsch

Deletado_Bruno Tatsch
  • Guests

Postado 17 fevereiro 2010 - 17:13

Sim, é isso q o Inho faz.E eles ainda reforçam o cilindro com uma camisa forjada!Falei esses dias com o dono da Romaq (aqui de Corupá, do ladinho da minha cidade)Só não sei exatamente quais as medidas exatas dos pistões nem das camisas neste caso, e sem isso não conseguimos calcular a cilindrada exata. Nem ele não lembrava de cabeça, mas disse q se quiser fazer um projeto de motor c/ camisas dessas com ele, ele tem todos os dados.

Eu não sabia !!! Muito boa a informação, mais os pistões e bielas só tem importado né ??

#15 Moonstrike

Moonstrike
  • ex-Subaristas

Postado 17 fevereiro 2010 - 17:54

Tem como transformar um EJ20 SOHC em DOHC? Sei que posso tá fazendo uma pergunta idiota, mas é que eu não manjo muito mesmo.

#16 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 17 fevereiro 2010 - 21:15

Eu não sabia !!! Muito boa a informação, mais os pistões e bielas só tem importado né ??

As bielas tem um cara no RS q faz qualquer uma sob medida, é só encomendar. Mas não lembro o nome dele agora...Pistões a Powertech fazia p/ Subaru há alguns anos atrás, made in Brazil, mas acho q nunca chegaram a aprovar 100%... :todoido:

Tem como transformar um EJ20 SOHC em DOHC? Sei que posso tá fazendo uma pergunta idiota, mas é que eu não manjo muito mesmo.

Dá sim, além dos cabeçotes vc precisa arranjar as polias, correia dentada e esticadores do DOHC, e ver se os acessórios como alternador, bomba d'água, dh, a/C, servem direto ou precisam de alguma adaptação ref. polias/ tamanho das correias.Tem q ver tudo antes p/ ver se é viável ou melhor comprar um completo DOHC.

#17 Deletado_Marter_Templar

Deletado_Marter_Templar
  • Guests

Postado 17 fevereiro 2010 - 23:29

hummm, interessante, porém só vou ter certeza se o bloco do EJ18 é exatamente o mesmo do EJ20 e o EJ22 quando ve-los na minha frente desmontados, fora isso não tem como ter certeza pois a fábrica não libera esses dados...

como o fabiano respondeu , tem sim, mas ficaria financeiramente inviavel, visto que voce gastaria algo em torno do que gastaria para comprar um kit turbo...

#18 kaled

kaled
  • Moderadores
  • Carro:subaru impreza

Postado 18 fevereiro 2010 - 07:51

bacana, entao no futuro, comprarei camisas forjadas romaq (que vejo a muitos anos nos subarus mais tops ja montados) e pistoes forjados pra virar um 2.2 ou 2.3!!!!bruno, lembro que a DAluz racing tinha pistoes forjados para subaru, e o coutinho sabe te responder se a powertech chegou mesmo a fabrica-los, mas como o fabiano falou ali, acho que tem sim (inclusive vi o couto uma vez falando que tinha la no estoque deles quando ele trabalhava la), sei que a Wiseco fabrica, mas são gringos, é claro!

#19 Rado

Rado
  • Membros ♂

Postado 18 fevereiro 2010 - 08:02

Martel, você esta fazendo confusão.O bloco é igual, mas o diametro do cilindro muda.Para colocar o pistão do 2.0 em um bloco originalmente 1.8 você precisa abrir o cilindro. Não é só tirar um pistão e colocar outro.Se você não abrir, como vai colocar algo com um diâmetro de 92mm (+ folga) em um lugar que tem 87.9mm + folga?

#20 Deletado_Bruno Tatsch

Deletado_Bruno Tatsch
  • Guests

Postado 18 fevereiro 2010 - 08:08

hummm, interessante, porém só vou ter certeza se o bloco do EJ18 é exatamente o mesmo do EJ20 e o EJ22 quando ve-los na minha frente desmontados, fora isso não tem como ter certeza pois a fábrica não libera esses dados...como o fabiano respondeu , tem sim, mas ficaria financeiramente inviavel, visto que voce gastaria algo em torno do que gastaria para comprar um kit turbo...

Martel, você esta fazendo confusão.O bloco é igual, mas o diametro do cilindro muda.Para colocar o pistão do 2.0 em um bloco originalmente 1.8 você precisa abrir o cilindro. Não é só tirar um pistão e colocar outro.Se você não abrir, como vai colocar algo com um diâmetro de 92mm (+ folga) em um lugar que tem 87.9mm + folga?

Martel, Para transformar um 1.8 em 2.0 eu já tinha a certeza que da certo sim, pois já vi 1.8 aberto para 2.0, tem que levar na retifica para aumentar o diâmetro do pistão, para mim era a novidade do 2.2, 2.3... Se for fazer um 2.0 procure pistão de GT para comprar, que são mais resistentes, ou parte logo para uns forjados que eu acho a melhor opção, já que vai pagar mão de obra, espera e poem uns pistões e bielas forjados... Porque aumentar a cilindrada para andar aspirado acho besteira, voce teria que mexer em vazão dos bicos, pistões, bielas, ia acabar tendo que trocar bronzinas, jogo de aneis, melhor voce investir o dinheiro num kit nitro que vai aumentar 50% de potência sem ter que mexer em nada no carro.

Editado por Bruno Tatsch, 18 fevereiro 2010 - 08:11.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos