Ir para conteúdo

Foto

Troca aditivo para radiador e troca da válvula termostática?

• Por favor, faça o login para responder
16 respostas neste tópico

#1 xpu

xpu
  • Membros ♂
  • Carro:Impreza

Postado 10 setembro 2018 - 12:52

Qual aditivo recomendam para um impreza 2.0 2010 AT, e quantos litros é necessário?

estou em duvida entre o Havoline Xtended Life Antifreeze e o Petronas Coolant Up

Sobre a válvula termostática, o que é necessário para a remoção dela, precisa tirar a capa do protetor da correia de comando, consigo acessar por baixo do carro?

Como é feita a retirada do ar do sistema de arrefecimento após a troca do aditivo?

#2 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 11 setembro 2018 - 12:10

Fala xpu! Blza?

Eu prefiro da Motul, apesar que deve ser um pouco mais caro...mas a qualidade é top! (são importados)

O seu é um turbo? Pois o procedimento de tirar o ar dos turbos é diferente, pois tem duas tampas metálicas, uma no radiador e uma na  cumbuca de metal acima da turbina. Se for o NA (naturalmente aspirado, não turbo) é mais fácil...

• xpu curtiu isso

#3 Sidnei

Sidnei
  • ex-Subaristas
  • Carro:WRX

Postado 11 setembro 2018 - 13:36

Tem um post do Eurico dando uma boa opção de fluido de arrefecimento:

www.clubesubaru.com.br/forum/index.php?showtopic=48099&view=&hl=&fromsearch=1

(não estou conseguindo colocar como link...)

Editado por Sidnei, 11 setembro 2018 - 13:58.

• Eurico e xpu curtiram isso

#4 xpu

xpu
  • Membros ♂

Postado 12 setembro 2018 - 09:59

Fala xpu! Blza?

Eu prefiro da Motul, apesar que deve ser um pouco mais caro...mas a qualidade é top! (são importados)

O seu é um turbo? Pois o procedimento de tirar o ar dos turbos é diferente, pois tem duas tampas metálicas, uma no radiador e uma na  cumbuca de metal acima da turbina. Se for o NA (naturalmente aspirado, não turbo) é mais fácil...

Oi não é turbo, estava olhando o mutul inugel, mas não tenho o manual do meu impreza ai acabei baixando um manual em inglês, mas lá diz que para efetuar a troca é necessário 7.8 litros para o impreza aspirado e automático. Pelo que acabei de ler em um post antigo vc deu uma explicada de como fazer a sangria do ar, é bem fácil pelo jeito.

O maior problema é a troca da válvula termostática, pois não sei o que é necessário a remoção para a chegada e a troca dela?

#5 fabiano

fabiano
  • Moderadores

Postado 14 setembro 2018 - 09:46

Oi não é turbo, estava olhando o mutul inugel, mas não tenho o manual do meu impreza ai acabei baixando um manual em inglês, mas lá diz que para efetuar a troca é necessário 7.8 litros para o impreza aspirado e automático. Pelo que acabei de ler em um post antigo vc deu uma explicada de como fazer a sangria do ar, é bem fácil pelo jeito.

O maior problema é a troca da válvula termostática, pois não sei o que é necessário a remoção para a chegada e a troca dela?

Sim, não é difícil o procedimento, só prestar atenção nos detalhes

Pros turbos na verdade vc só consegue trocar 7 litros, mais que isso só se o motor for aberto e estiver totalmente vazio de liquido de arrefecimento...

A termostática fica debaixo da bomba d´água, é um pouco complexo sim, mas acho que dá pra trocar só ela.

Porém, eu recomendo trocar a válvula e a bomba d´água junto com a troca do kit correia dentada, é o mais seguro a ser feito.

Se a válvula nem nada no sistema de arrefecimento estiver ruim, eu esperaria e faria tudo de uma vez. :thumbsup:

#6 xpu

xpu
  • Membros ♂

Postado 14 setembro 2018 - 16:38

Sim, não é difícil o procedimento, só prestar atenção nos detalhes

Pros turbos na verdade vc só consegue trocar 7 litros, mais que isso só se o motor for aberto e estiver totalmente vazio de liquido de arrefecimento...

A termostática fica debaixo da bomba d´água, é um pouco complexo sim, mas acho que dá pra trocar só ela.

Porém, eu recomendo trocar a válvula e a bomba d´água junto com a troca do kit correia dentada, é o mais seguro a ser feito.

Se a válvula nem nada no sistema de arrefecimento estiver ruim, eu esperaria e faria tudo de uma vez. :thumbsup:

Putz, faz uns 10 mil km que foi feita a troca da correia, ai agora só queria fazer a substituição da válvula termostática e do aditivo, naquela época eu não tinha a informação sobre a troca da bomba e válvula!

Meu maior medo é ter que tirar as capa do protetor das correias e acabando ter que tirar as correias para a troca da válvula! 

#7 Cesar

Cesar
  • Subaristas ♂
  • Carro:Forester

Postado 14 setembro 2018 - 21:44

A bomba d'agua é um rolamento também e pode "foder" sua troca de correia e seus cabeçotes.

#8 Eurico

Eurico
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 2.0 AT 2009

Postado 17 setembro 2018 - 11:54

Qual aditivo recomendam para um impreza 2.0 2010 AT, e quantos litros é necessário?

estou em duvida entre o Havoline Xtended Life Antifreeze e o Petronas Coolant Up

As marcas citadas são muito boas, mas há o inconveniente de fazer a mistura com água desmineralizada. E o coolant já diluído tem elevado custo por litro.

Diante disso, recomendo o coolant original Honda, à venda nas concessionárias. Tem bom custo-benefício, é totalmente compatível com Subaru e já vem pronto para uso.

Há bastante informação neste tópico, recomendo a leitura:

http://www.clubesuba...showtopic=48099

Sobre a retirada de ar do sistema, recomendo executar o serviço em oficina especializada em radiadores. 

#9 fabiano

fabiano
  • Moderadores

Postado 18 setembro 2018 - 14:15

Sobre a retirada de ar do sistema, recomendo executar o serviço em oficina especializada em radiadores. 

Não sei...eu não faria, melhor então numa oficina especializada em Subaru, ou em casa.

95% das oficina de radiador ´padrão´ não sabe fazer esse procedimento pois os motores ´em linha´ não precisam sangrar igual aos nosso boxers que são ´deitados´ e as bolhas não saem fácil...

#10 xpu

xpu
  • Membros ♂

Postado 19 setembro 2018 - 19:14

Não sei...eu não faria, melhor então numa oficina especializada em Subaru, ou em casa.

95% das oficina de radiador ´padrão´ não sabe fazer esse procedimento pois os motores ´em linha´ não precisam sangrar igual aos nosso boxers que são ´deitados´ e as bolhas não saem fácil...

Minha maior duvida ainda é sobra a válvula, acha que apenas tirando protetor de cárter eu consigo chega nela para fazer a troca?

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos