Ir para conteúdo

Foto

Derrapagem controlada para máxima aderência

• Por favor, faça o login para responder
12 respostas neste tópico

#1 LeoS

LeoS
  • Subaristas ♂
  • Carro:Subaru WRX STI

Postado 21 abril 2011 - 21:43

Caros amigos, Deixo aqui o seguinte trecho do site turnfast.com para debate:"Em curva, a derrapagem se apresentam quando as rodas são viradas legeiramente mais do que o necessário para percorrer o caminho desejado (essa diferença é um ângulo e é de onde vem o termo "ângulo de derrapagem"). Para cumprir esse ângulo de derrapagem o carro deve estar escorregando ligeiramente durante a curva. Não uma derrpagagem controlada, apenas uma pequena escorregada. No princípio isso pode ser bem desconfortável, já que você está começando a perder a aderência. De fato, esse é o ponto em que o carro atinge sua máxima aderência. O truqe é se aproximar desse limite e não ultrapassá-lo. Se o carro não está escorregando nada, então não está rápido o suficiente. Se está escorregando de uma maneira que pode ser percebida (saindo de frente ou de traseira), o pneu está sendo usado alem do limte. A velocidade em curva será menor e o pneu irá se desgastar muito mais rápido.Em todos os casos, nós enfatisamos o ponto de escorregar "ligeiramente". Muito pouco, e o pneu não atinge o máximo da performance. Se o carro parece que está "andando sobre trilhos", então o carro não está sendo conduzindo rápido o suficiente. Até você sentir aquela pequena escorregada, você ainda pode ir mais rápido." Fonte: Turn Fast.Com - Apostila traduzida - link no fórum fornecido pelo Imprezário (valeu!)Está certo mesmo? Para obter máxima performance dos penus (em pista é claro) é preciso essa leve derrapagem? (claro que não é drift) Se você não está derrapando está indo muirto devagar?Será que vale pros Subas 4X4?Abraços LeoS

#2 Kim

Kim
  • ex-Subaristas

Postado 21 abril 2011 - 21:55

Tem que escorregar mesmo.... :todoido:

#3 Ferraz

Ferraz
  • ex-Subaristas
  • Carro:Tenis CAT

Postado 22 abril 2011 - 15:03

O que mata é ter a coragem de testar esse ponto no carro... Nossa tendencia natural é ficar com medo de quaquer escorregada.

#4 Kim

Kim
  • ex-Subaristas

Postado 22 abril 2011 - 16:12

Se escorregar com o R888, vc faz na confianca que segura......!Se escorregar de pneu radial, dai vc fica com o c* na mao de rodar......!

#5 Deletado_SM 28

Deletado_SM 28
  • Guests

Postado 22 abril 2011 - 16:23

ok... tem q escorregar um pouco sim - tocando o limite vc estará sendo eficiente e com grande chance de que sua condução seja eficaz!Aquela frase do automobilismo que diz:"se tudo parece sob controle, talvez voce simplesmente não esteja indo tão rápido quanto poderia"é muito verdadeira!

#6 Deletado_Edu_si

Deletado_Edu_si
  • Guests

Postado 23 abril 2011 - 00:19

No track-day da Driver pedi para o piloto profissional que estava lá guiar o meu carro. Ele deu 2 voltas muito rapidas e me passou varias orientações de como conduzir no circuito , inclusive a de deixar o carro escorregar um pouco na sainda da curva da "ferra dura" . Apos essa aula, minha condução no circuito mudou da agua para o vinho , e depois de algumas voltas consegui fazer essa leve escorregada na saida da "ferra dura" , o que me fez andar rapido e com mais diversão (não sei o tempo pois não cronometei).

#7 Deletado_Tato RCPG

Deletado_Tato RCPG
  • Guests

Postado 13 agosto 2012 - 22:26

Eu estou com o meu IMPREZA a pouco tempo, sempre tive carros de tração dianteira, algumas vezes acho que os pneus "cantam" com certa facilidade, principalmente os da frente e em curvas mais fechadas. O carro não parece descontrolado e passa confiança para continuar a curva. Alguém pode me dizer se isso é normal neste carro ou se sou eu que não estou sabendo fazer a coisa certa? Em um dos vídeos eu percebi que isso acontecia bastante.

Um grande abraço a todos.

#8 Muh

Muh
  • Subaristas ♂
  • Carro:STI 08 OBP

Postado 13 agosto 2012 - 22:49

Eu estou com o meu IMPREZA a pouco tempo, sempre tive carros de tração dianteira, algumas vezes acho que os pneus "cantam" com certa facilidade, principalmente os da frente e em curvas mais fechadas. O carro não parece descontrolado e passa confiança para continuar a curva. Alguém pode me dizer se isso é normal neste carro ou se sou eu que não estou sabendo fazer a coisa certa? Em um dos vídeos eu percebi que isso acontecia bastante.

Um grande abraço a todos.

Confere, isso é comum acontecer com mais frequencia nos 2.0 2008-2010 pq o pneu é muito ruim..

#9 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 14 agosto 2012 - 08:56

Sim, escorrega um pouco sim, mas é coisa mínima.
Claro, quanto escorrega depende do carro, pneus, acerto, etc
Mas teste isso numa pista, de preferência onde tenha área de escape, rsrsr

#10 Deletado_Tato RCPG

Deletado_Tato RCPG
  • Guests

Postado 14 agosto 2012 - 20:23

Obrigado pelas respostas.

Na próxima troca de pneus que tipo eu deveria colocar?

Abraço.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos