Ir para conteúdo

Foto

Mudando os freios do WRX CVT 15/16 para os do STI 15/16 (fase experimental)

• Por favor, faça o login para responder
18 respostas neste tópico

#11 edcostantin

edcostantin
  • Membros ♂
  • Carro:WRX

Postado 17 novembro 2017 - 09:54

Bom dia Sidnei.

Consegui uma folga hoje pela manhã e passei na Subaru para trocar as pinças de posição e regular as sapatas.

Você estava corretíssimo: as sapatas estavam mal reguladas, principalmente a do lado esquerdo, e estavam freiando os discos.

Por oportuno, trocaram as pinças de posição, fizeram nova sangria, regularam o freio de estacionamento e aqueles barulhinhos desapareceram. Como as pinças estavam invertidas, as linhas flexíveis de freio traseiras estavam curtas e com um estrangulamento próximo do local onde ficam conectadas nas pinças. Com a mudança de posição, ficaram certas (sem estrangulamento) e os barulhos sumiram. Creio que era o barulho vinha do fluido de freio sofrendo resistência no estrangulamento e segurando o retorno dos pistões. E por isso o barulho se intensificava nas freiadas.

Agora, aparentemente, funcionando perfeitamente!! :)

Obrigado pela ajuda e até o Encontro Nacional!!

#12 edcostantin

edcostantin
  • Membros ♂

Postado 25 novembro 2017 - 11:45

Bom dia pessoal.

Como as pastilhas STI Drilled chegaram, realizei uma complementação no post inicial do tópico para caso alguém opte em usar as pastilhas STI Drilled no lugar das STI OEM.

Seguem fotos:

f55a5c4443576c95e8844e8402341696.jpg69e6827b0f66c99915d3ecde3879c0ef.jpg1135920022764374d023ac8468dadfba.jpg7407b0268179871583a3d4a8ebed9f14.jpg

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

#13 Rah

Rah
  • Subaristas ♂
  • Carro:Subaro Imprença

Postado 27 novembro 2017 - 09:27

Pastilha original STI, caramba, que chique! Por que não optou pelas pastilhas Stoptech/Brembo/qualquer outra que tem nas lojas gringas (Rallysport)? Não era mais barato?

Ótimo conteúdo Edcostantin, boa :popcorn:

Manda uma foto com tudo instalado!

#14 edcostantin

edcostantin
  • Membros ♂

Postado 27 novembro 2017 - 20:15

Boa noite Rah.

Então, quando eu estava pesquisando qual disco instalar, acabei descobrindo e optando pelos STI Drilled, pois achei que daria uma estética boa para o conjunto. E como no site da STI havia a recomendação de utilização das pastilhas STI Drilled com tais discos, decidi importá-las. Contudo, como atrasou demais a entrega (impressionante como os Correios foram "eficientes"...) e eu já havia comprado os kits de pastilhas STI OEM, que são compatíveis os discos STI Drilled, acabei instalando as OEM mesmo.

Quanto à utilização de pastilhas de outras marcas, estas não vêm com várias pecinhas (placas metálicas, travinhas de pinos) que eu iria precisar e que vêm nos kits STI OEM.

Pode deixar que lhe mandarei algumas fotos.

E obrigado!

Editado por edcostantin, 28 novembro 2017 - 20:39.

#15 edcostantin

edcostantin
  • Membros ♂

Postado 28 novembro 2017 - 21:58

Boa noite pessoal.

No processo de seleção de fornecedores de peças acabei consultando alguns membros e empresas aqui do Clube Subaru, mas, como as tratativas não prosperaram ou não possuíam tudo o que eu necessitava, decidi importar e/ou adquirir da CAOA mesmo. 

Segue abaixo listagem contendo as empresas que me forneceram peças:

1) Discos dianteiros e traseiros STI Brembo Drilled: 

www.japanparts.com

2) Pinças dianteiras e traseiras:

CAOA do Brasil

3) Kits de Pastilhas OEM STI:

CAOA do Brasil

Obs.: Eu havia importado os kits do site da New England Subaru Parts, pois os preços anunciados por eles estavam muito bons. Entretanto, não embalaram adequadamente e três pequenas peças do kit dianteiro se perderam durante o transporte. Além disso, não enviaram o kit traseiro STI OEM, mas o kit de outro carro (Impreza/Forester). Preços bons, mas a empresa não é confiável.

4) Pastilhas STI Drilled:

www.japanparts.com

5) Kits das linhas flexíveis de freios em aço inoxidável:

www.rallysportdirect.com

6) Parafusos, pinos, molas e splash shields:

www.japanparts.com

Obs.: Como na CAOA não possuíam tudo a pronta entrega, enviei um e-mail para o Yuki/Japanparts.com com os Part Numbers e o quantitativo que eu precisava. Eles então criaram um anúncio no site com a listagem das peças e foi só efetivar a compra. Deram desconto também.

Para quem se animar em fazer o upgrade, sugiro consultar também o pessoal da Street Solutions, o Jesus, o Vinícius - Foz do Iguaçu e o Wesley Soares. Não cito outros pois desconheço quais outros membros do Clube Subaru poderão fornecer tais peças.

• Jesus, Kurtz e Sidnei curtiram isso

#16 edcostantin

edcostantin
  • Membros ♂

Postado 17 janeiro 2018 - 17:36

Boa tarde pessoal.

Hoje de manhã fui até a Subaru Campinas trocar as pastilhas STI OEM pelas STI Drilled. Vamos ver como os freios se comportarão nos próximos dias, mas, por enquanto, tive as seguintes percepções:

1) os freios estão muito silenciosos (antes, quando frios, às vezes ouvia o ruído metálico do atrito da pastilha no disco);

2) as pastilhas Drilled parecem mais "macias" que as OEM. É estranho isso, mas antes parecia que as STI OEM eram mais "ásperas e duras" quando pisava no pedal de freio... Não sei definir bem essa sensação...; e

3) a resposta de frenagem em relação as STI OEM melhorou, mas não acho que a mudança foi muito grande.

Vamos ver como serão os próximos dias, mas é perceptível a diferença de funcionamento entre as STI OEM e as STI Drilled.

Alerto apenas que as pastilhas STI OEM que eu havia instalado são as mesmas pastilhas utilizadas com os discos STI OEM, discos estes diferentes dos que instalei no meu carro: STI Drilled.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

#17 edcostantin

edcostantin
  • Membros ♂

Postado 18 abril 2018 - 22:45

Boa noite pessoal.

Semana passada senti uma vibração e barulho estranhos vindo do freio dianteiro direito após umas freiadas mais intensas e prolongadas. Passei na Subaru na segunda-feira e verificaram a existência de vitrificação. Fizeram um lixamento e as reinstalaram no carro.

#18 edcostantin

edcostantin
  • Membros ♂

Postado 08 junho 2018 - 15:57

Boa tarde pessoal.

Após pouco mais de 6 meses da alteração realizada, terça-feira fui até a WDC para uma revisão da instalação e do funcionamento dos freios. Após análise, confirmaram que a instalação realizada em Campinas está correta e os freios estão funcionando adequadamente.
Fase experimental finalizada.

#19 edcostantin

edcostantin
  • Membros ♂

Postado 05 novembro 2019 - 09:26

Bom dia pessoal.

Escrevo para complementar o tópico:

1) com a inclusão dos links da STI sobre os discos e pastilhas do Pratinha. Seguem os links:

https://www.sti.jp/e...e/ST26300ST020/

https://www.sti.jp/e...e/ST26700ST020/

https://www.sti.jp/e...e/ST2629688040/

https://www.sti.jp/e...e/ST2629688050/

e

2) com o link da página 72 do tópico "WRX CVT - Quantos no Clube?" (onde estão as fotos da instalação realizada na concessionária):

http://www.clubesuba...c=56451&page=72

Editado por edcostantin, 05 novembro 2019 - 09:35.

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos