Ir para conteúdo

Foto

Qual óleo Usar no meu Subaru?

• Por favor, faça o login para responder
189 respostas neste tópico

#1 Blindzzz

Blindzzz
  • Membros ♂

Postado 09 julho 2014 - 17:22

Diante da existência de vários tópicos sobre qual óleo utilizar  nos subbies, tive a idéia de fazer um tópico geral, quiçá oficial(?), sobre qual óleo deve ser usado em seus respectivos veículos.

Com a obtenção de novas infos vou editando e deixando aqui no primeiro post!

Obviamente que marca e qual óleo utilizar jamais será um consenso, mas servirá de base de consulta pros foristas que moram em localidades sem assistência, ou que simplesmente consulta ou debate.

Tabela:

WRX 2.5 - 15w50 

Forester 2.5 XT - 15w50

Impreza 2.0R 08+- 10w40

Forester 2.0 Aspirada 08+- 10w40

Se houver alguma outra opção, sugestão de melhores marcas tbm podemos adicionar. 

Abs

• Rcastro curtiu isso

#2 Paulo Oliveira

Paulo Oliveira
  • Subaristas ♂
  • Carro:Forester Aspro 2.0

Postado 09 julho 2014 - 19:11

Nos GCs aspirados, a recomendação que se encontra no manual é 20w50. Pelo menos no meu GC é o que está no manual.

Questão de marcas, a recomendada é a TOTAL/ELF que tenho em meu manual.

Editado por Paulo Oliveira, 03 junho 2015 - 15:47.

#3 Eurico

Eurico
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 2.0 AT 2009

Postado 09 julho 2014 - 20:04

Em óleo, que importa é a viscosidade e a classificação API. Marca é indiferente.

#4 Flávio C.F

Flávio C.F
  • Subaristas ♂
  • Carro:Forester LX Top 2010

Postado 09 julho 2014 - 20:30

Forester 98 minha só ELF 20W50 como o manual pede...já cheguei a colocar outras marcas com mesma especificação..mas o melhor foi mesmo o ELF!!

#5 Giu

Giu
  • ex-Subaristas
  • Carro:WRX SD 2006

Postado 10 julho 2014 - 17:28

boa iniciativa. Realmente é penoso buscar informações simples como essas que estão divididas em 34014 tpcs.

Uma dúvida qto a questão de óleo, há variação em função do ano? Um WRX 2005 usa o mesmo óleo que o 2013?

#6 joseflneto

joseflneto
  • Membros ♂
  • Carro:outback

Postado 11 julho 2014 - 02:42

Uso sempre os óleos com o API mais recente que existe no mercado. Faço a troca a cada 30.000 km do óleo do motor, sendo que os filtros a cada 10.000 km.
Não economize com óleos baratos.
A vida útil de motor, cambio e diferenciais está na qualidade do óleo.

#7 Blindzzz

Blindzzz
  • Membros ♂

Postado 11 julho 2014 - 09:47

boa iniciativa. Realmente é penoso buscar informações simples como essas que estão divididas em 34014 tpcs.

Uma dúvida qto a questão de óleo, há variação em função do ano? Um WRX 2005 usa o mesmo óleo que o 2013?

Giu, hoje ficou na base do "acordo de cavalheiros" que todos os subarus turbos com uso do normal usem o 15w50.

E como, na minha opinião, nenhum wrx é de uso civil a maioria usa o 15w50, hoje pelo que vejo no forum muitos o Motul 6100 15w50, ótimo custo benefício.

Alguns preferem sintético como o motul 300v é bem caro, partem para mobil 0w40, tendo agora o Mobil 5w50 sintético.

Uso sempre os óleos com o API mais recente que existe no mercado. Faço a troca a cada 30.000 km do óleo do motor, sendo que os filtros a cada 10.000 km.
Não economize com óleos baratos.
A vida útil de motor, cambio e diferenciais está na qualidade do óleo.

@Jose não entendi vc troca o óleo de motor a cada 30 mil???? Se for isso reveja os conceitos por melhor que seja um óleo ele não conseguirá manter as propriedades por tanto tempo!

Hoje a convenção é de perda de propriedades em torno de 2.500 km para menos, assim se no manual aconselha trocar a cada 10 mil, com o uso dentro da cidade, transito caótico o melhor seria trocar o óleo com 7.500 km rodados. 

Abs

#8 Rammster

Rammster
  • Subaristas ♂
  • Carro:BC7/ BG4

Postado 11 julho 2014 - 09:49

o máximo que já itnha lido foi a troca de oleo dos caminhões americanos com 10k milhas mas lá é outro mundo 

#9 joseflneto

joseflneto
  • Membros ♂
  • Carro:outback

Postado 11 julho 2014 - 10:22

Faço a troca de óleo dos meus carros a cada 30.000 km com segurança.
Comecei a estender a km depois de participar de alguns workshops da Castrol, Shell e demonstrações da Promax.
Durante as exposições das especificações, diferenciais e demais ítens que diferenciam seus produtos, os fabricantes deixaram transparecer a capacidade de superar as mais diversas formas de proteção a mecânica dos veículos.
Comecei testando em um motor Fiat 1.5 Argentino com o Motul 100% sintético.
Rodei 400.000 km sem abrir.
Fiquei impressionado com a limpeza das galerias, válvulas de admissão e escape, etc.
Depois testei no meu Palio Fire 2010 tirado 0 da loja.
Sempre utilizando óleos 100% sintéticos e com o mair API disponível.
Depois de 200.000 km, o motor está seladinho.
Passou pelas vistorias na primeira.
Atualmente estou fazendo o mesmo procedimento no Outback.
Fui de São Paulo até Iquique (Chile) de boa.
Em muitos trechos sempre no piloto automático em 160 km/h em 4.000 rpm constante, por 3 ou 4 horas seguidas.
Completei ontem 3.700 km rodados até Iquique.
Motor redondinho!!!
Consumo de oleo e combustivel melhor impossível.
Falta 5.000 km pra completar 30.000 km com este óleo.
Meu Outback completou 145.000 ao chegar no Chile.
Por essas avaliações é que posso afirmar a quem quiser debater sobre o assunto:

OS FABRICANTES DE ÓLEO NÃO ACONSELHAM TROCAS MAIS EXTENSAS EM FUNÇÃO DO PREJUIZO DAS VENDAS DOS PRODUTOS E NÃO DO RISCO DE PREJUDICAR O MOTOR.
Imagine o volume de vendas de lubrificantes.
Se todos passarem a consumir 10 vezes menos o prejuízo será grande.
Não aconselho ninguém a seguir esta regra de troca de óleo.
Cada um que faça sua experiencia e assuma os riscos como assumi.
Hoje tenho opinião formada sobre este assunto com bases sólidas de conhecimento de causa.
Engenheiros desenvolvem produtos cada vez melhores, mas sempre se lembrarão que quem paga seus salários gordos é a venda dos produtos em alta !!!
Pense nisso !
  • carlosx, marcelocage35 e André-ForesterXT curtiram isso

#10 Blindzzz

Blindzzz
  • Membros ♂

Postado 11 julho 2014 - 10:30

@Jose

Concordo com vc na parte de cada um assumir os seus riscos e a experiência eu considero melhor que a teoria, se deu certo com vc, qual seria o motivo de mudar? :)

Atualmente qual óleo(marca e viscosidade) que vc usa? Outra curiosidade vc costuma completar o óleo?

PS:Eu considero normal baixar um pouco de óleo e completar deixando próximo a prova maxima.

abs

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos