Ir para conteúdo

Foto

Tópico dos 'Manco turbo'

2.0R turbinado;turbinar o 2.o

• Por favor, faça o login para responder
46 respostas neste tópico

#1 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 22 março 2017 - 21:51

Galera
Esse tópico é pra quem curte o seu manco e quer turbiná-lo.
É um caminho difícil, precisa muita coisa pra ficar bom, e normalmente custa caro.
Numa análise fria não vale a pena fazer, o sensato seria trocar o 2.0R num WRX, tanto que temos poucos casos conhecidos de 
sucesso com essa experiência feita no motor 2.0R, devidamente documentados.
Mas esse é o objetivo disso aqui, reunirmos quem fez e/ou se interessa pelo assunto e discutir idéias sobre como fazer, de um modo que fique bom, igual ou melhor que o original, por que não? E com o menor custo possível.

O Zé Maria (user JMariarod) tem o tópico do seu carro ex-manco aqui: http://www.clubesuba...showtopic=31255
E lá podemos ver uma parte do que foi feito no projeto.

Tem muitos detalhes que precisam ser pensados, então aqui será o lugar para trocar idéias sobre o assunto, e buscar soluções.
Divido basicamente em 4 tipos de informações, que é o que precisamos saber, e que enriquecerá esse tópico:
1-´hardware´, coletor, posicionamento da turbina, linhas suplementares de água e óleo (com elas ou sem elas), pressurização, intercooler (usar ou não), etc
2-qual turbina usar, sendo que o tamanho dela irá definir o escopo do projeto, se torque em todas as faixas, atuação só em alta ou misto. Qual pressão usar?
3-itens acessórios (mas vitais pro bom funcionamento do projeto) como bicos, bomba, flautas, velas, mexer no arrefecimento ou não? Qual combustível utilizar?
4-gerenciamento eletrônico->talvez o mais importante, remapear a central original, afinal é ou não possível? usar suplementação extra (tipo HIS), não usar? Usar piggyback (Unichip)?

Tem muito pré-conceito  (separei em duas palavras mesmo, pra reforçar o significado da palavra) sobre isso aqui no Fórum, tanto que, todas as vezes que alguém pergunta:
-"como faço pra turbinar o meu manco, alguma dica?"
a resposta-padrão recebida é: 
-" não vale a pena, troque ele num WRX" 
Então essa resposta já sabemos, e quem tá participando desse tópico não quer ouvir isso, mas quer tentar, ou pelo menos saber tudo que precisa pra ver se vai tentar um projeto mesmo assim, ou não.
Então, peço que quem não for comentar nada que ajude ou agregue, que guarde o seu comentário pra si.
Se for algo tipo a ´resposta padrão´ será deletado. Simples.

Vou dar meu exemplo: após ter um GT turbo original, mas com quase todo tipo imaginável de preparação/swap/gerenciamento eletrônico feito nele, sei como é encara um projeto assim. Tbem tive a FXT toda original, zero problema, então conheço um pouco sobre isso, sobre a diferença entre o turbo original e as preparações ´personalizadas´, digamos assim, que tem os seus pontos negativos. São esses pontos negativos que queremos minimizar, ou zerar.

Agora estou com um XV, um ´Manco Adventure´ :rofl: ótimo carro, mas sinto falta do torque da Forester (36mkgf a 2200rpm x 20 mkgf a 3500rpm-dados aproximados) e isso me deixou curioso sobre se vale a pena turbiná-lo.
A resposta padrão já sei, (vende e com a grana que iria turbinar bem feito compra um WRX) rsrs, mas isso no meu caso não acho possível, pois:
1-quero câmbio automático, pois o carro tem uso focado no dia a dia, esposa usa, etc. No Brasil não tem WRX automático.
2- a altura do WRX ou mesmo do Impreza 2.0R shark é ruim, quem tem, sabe q o bico que enrosca em tudo. O XV não tem esse problema. Agora comprar um WRX e transformar num XV seria inviável ou mesmo depreciaria o carro em minha opinião, erguer o WRX ficaria esquisito apesar de que já vi nos USA.
Então, no fim preferiria turbinar o XV mesmo, personalizadamente de acordo com o meu estilo de uso e de dirigir.

Porém não quero ter problemas com confiabilidade e se o custo se tornasse interessante, por que não?

Então como eu, tem vários proprietários de 2.0R que pensam assim. Pra isso foi criado esse tópico. Vamos lá galera! Quem tem um apareça! Tenho estimado uma meia dúzia rodando no país, um motor desse inclusive tá numa gaiola offroad.
Mandem fotos e idéias e não tenham medo de falar sobre as cagadas e ´fuckups´ que ocorreram, pois normalmente errando que se aprende! E, se pudermos usar o exemplo e aprender com os erros (e acertos) dos outros, melhor!  :thumbsup:

• Mitaí, edsonmassao, luisfc e 5 outros curtiram isso

#2 Barros

Barros
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 2.0 AT 2010

Postado 23 março 2017 - 09:49

Achei a ideia do tópico muito boa, esses dias estava procurando informações sobre colocar um caracol no 2.0 e que o mesmo não valeria a pena. Queria o conforto do câmbio at e um pouco mais de potência.
Algumas dúvidas:
Tem como tirar o limitador de velocidade ? Quem fez chip qual foi resultado ?
O manco com uns 210cv já estava ótimo pra mim 😂
Parabéns pela iniciativa Fabiano !
  • marcelocage35 curtiu isso

#3 Rammster

Rammster
  • Subaristas ♂
  • Carro:BC7/ BG7

Postado 23 março 2017 - 09:58

subir todo o motor de uma forester/wrx nao daria certo?

em vez de turbinar o motor oem e adaptar eletronica

• leowaack e marcos.ferraz curtiram isso

#4 Jmariarod

Jmariarod
  • Subaristas ♂
  • Carro:ATesão WRX 2.0 HB 4P

Postado 23 março 2017 - 13:31

:popcorn:

#5 Brenno WRX

Brenno WRX
  • Subaristas ♂
  • Carro:Subaru wrx 2006

Postado 23 março 2017 - 13:35

O do jmariarod é um show de carro, o Antonioni fez uma central top para os carros q foram turbinados mais recente, teve um q ficou pronto esses dias, não conheço o dono.
  • Jmariarod curtiu isso

#6 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 23 março 2017 - 15:20

subir todo o motor de uma forester/wrx nao daria certo?

em vez de turbinar o motor oem e adaptar eletronica

Teoricamente sim, não sei se o agregado é igual...no caso dos GC´s pra fazer isso vc tem que trocar ou modificar o agregado, nos sharks não sei. Alguém aí tem essa info?

E adaptar a eletrônica sempre é um pepinão, mas tem gente q tem tempo, manja do assunto e tem paciência, ai dá! Acho q teria q vir o painel junto? Alguém sabe?

#7 Rammster

Rammster
  • Subaristas ♂
  • Carro:BC7/ BG7

Postado 23 março 2017 - 15:33

se achar um WRX pra tirar mecanica acho que fica "mais facil" pois assim se aproveita tudo.

a unica coisa eh a ligação da ECU com a TCU mas ai com o manual de serviço na mão fica "facil"

#8 Dumogi

Dumogi
  • Subaristas ♂
  • Carro:GT 96

Postado 23 março 2017 - 17:33

Acho que quem quer turbinar o manco não faz isso porque é mais fácil ou barato, faz porque gosta de mexer porque sai sempre mais barato vender o manco e comprar um WRX. O Zé Maria pode confirmar.

• Jmariarod e Rafael Machado curtiram isso

#9 deividfoggi

deividfoggi
  • Subaristas ♂
  • Carro:Blob WRX SW 05

Postado 23 março 2017 - 19:59

se achar um WRX pra tirar mecanica acho que fica "mais facil" pois assim se aproveita tudo.

a unica coisa eh a ligação da ECU com a TCU mas ai com o manual de serviço na mão fica "facil"

Mas o tópico é sobre turbinar o manco ou fazer swap? Acho que essa opção entra na solução "desista e vá de WRX"...

Uma solução interessante, que estava conversando com o Rafael Machado era um "piggy back" da AEM, que faz o meio de campo sem danificar o chicote original. Ele é basicamente um controlador de ignição e injeção de combustível:

https://youtu.be/Hu_GT5aCxwg

http://www.aemelectr...ontroller/fic-6

Sent from my iPhone using Tapatalk

#10 Deleterium

Deleterium
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 2.0R '10

Postado 23 março 2017 - 22:01

Posso até estar falando merda, mas não seria possível "trapacear" a central? Usar uma pressão de turbo baixa (que será o objetivo) e fazer ela pensar que os parâmetros fossem normais: modificar o sinal do sensor de pressão (de modo que a central ache que no pico esteja a pressão atmosférica no coletor) e retrabalhar os bicos para maior vazão de modo que o aumento de vazão seja proporcional ao aumento de pressão.

Será que funcionaria?

• Everton SP curtiu isso

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos