Ir para conteúdo

Foto

Impreza 2.0 AT Consumo 4x4 e 4x2

• Por favor, faça o login para responder
7 respostas neste tópico

#1 Samgc

Samgc
  • Membros ♂

Postado 08 fevereiro 2018 - 18:03

Galera, não sei se já fizeram o teste, se criei o tópico no lugar errado ou se já existe um como o mesmo propósito por favor apaguem ele.

Tenho um Impreza 2010 2.0 HB Automático, e através do fórum vi a possibilidade de desativar o 4x4 dele e como viajo uma média de 360 km todo final de semana sempre mesmo trajeto, no ultimo mês fiz alguns testes.

Primeira impressão é a de mais força, mesmo no AT em asfalto mais sujo as rodas patinam, mas para por ai.

Segunda coisa, o 0 a 100 km/h fica mais lento um pouco no AT, porém o 100 a 190 km/h ou retomadas de 60 a 100 km/h e acima de 100 km/h ficam muito mais espertas... Tinha anotado os tempos mas perdi as anotações durante a ultima viagem.

Terceiro é a economia, o percurso é de 180 km ida e 180 volta, mesma gasolina dos mesmos postos nas duas cidades, tentando manter o mesmo ritmo de viagem mesma pressão nos pneus e apenas minha pessoa no carro, sempre no modo D.

No 4x4 AWD no computador de bordo 9,6 km/L de média.

No 4x4 AWD medida real tanque cheio x tanque cheio 9,9 km/L de média

No 4x2 FWD no computador de bordo 11,9 km/L de média

No 4x2 FWD medida real tanque cheio x tanque cheio 13,1 km/L de média

Como na minha cidade não temos gasolina melhor, uso V-Power da Shell e tentei manter sempre as mesmas variáveis.

Ia me esquecendo, no 4x2 FWD o carro ainda tem uma estabilidade e passa uma confiança incríveis, mas não é tão firme e não te passa tanto aquela sensação de capacidade de curva, em alguns momentos ele até ameaça "sair dos trilhos" a traseira fica um pouco solta.

Fiz mais por questão de curiosidade, espero que seja útil pra alguém hehehe.

#2 João Petersen

João Petersen
  • Subaristas ♂
  • Carro:FXT 04 e OBK 06

Postado 18 fevereiro 2018 - 18:04

Samgc,

esse procedimento de andar em 4x2 não pode causar dano na transmissão? Alguém no fórum tem essa resposta?

#3 FearGT-B

FearGT-B

a.k.a. FearWRX

• Subaristas ♂
  • Carro:Manco 2.0 MANUAL <3

Postado 18 fevereiro 2018 - 18:09

Até onde sei, esse procedimento de andar no 4x2 ele "desativa" o solenoide responsável por gerenciar o diferencial central, ou seja, com o fusível do 4x2 ligado, ele literalmente desativa o diferencial central justamente para fins de guincho principalmente ou qualquer outra ocasião relacionada a isso.

#4 Samgc

Samgc
  • Membros ♂

Postado 19 fevereiro 2018 - 14:05

João Petersen, antes de fazer o teste pesquisei bastante e encontrei muitas pessoas que usam ele em 4x2, no manual não deixa claro se tem algum agravante para isso, realmente como o FearGT-B disse é um procedimento pra guincho e manutenção.

Mas pelas pesquisas encontrei até pessoas aqui do fórum que usaram ele no 4x2 durante mais de ano sem problemas, o problema está em gerar um diferencial de potencia de rodas de lados opostos, como balanceamento com roda no lugar por exemplo, no AT que tem essa solenoide de on/off no diferencial não encontrei nada que diga que cause dano, porem eu só utilizei durante esse teste que fiz, até porque se tenho um carro com um powertrain excelente como esse não tem porque eu "capar" esse potencial hehehe, apesar que o preço da gasolina me fez pensar bastante na possibilidade são mais de R$4,90 por litro aqui na região.

#5 João Petersen

João Petersen
  • Subaristas ♂
  • Carro:FXT 04 e OBK 06

Postado 19 fevereiro 2018 - 16:27

João Petersen, antes de fazer o teste pesquisei bastante e encontrei muitas pessoas que usam ele em 4x2, no manual não deixa claro se tem algum agravante para isso, realmente como o FearGT-B disse é um procedimento pra guincho e manutenção.

Mas pelas pesquisas encontrei até pessoas aqui do fórum que usaram ele no 4x2 durante mais de ano sem problemas, o problema está em gerar um diferencial de potencia de rodas de lados opostos, como balanceamento com roda no lugar por exemplo, no AT que tem essa solenoide de on/off no diferencial não encontrei nada que diga que cause dano, porem eu só utilizei durante esse teste que fiz, até porque se tenho um carro com um powertrain excelente como esse não tem porque eu "capar" esse potencial hehehe, apesar que o preço da gasolina me fez pensar bastante na possibilidade são mais de R$4,90 por litro aqui na região.

Verdade! Capar o carro é uma judiaria! Mas a gasolina está pela hora da morte, e sei que o AWD realmente aumenta o consumo. Pensando nessa solução de desacoplar o solenoide, eu já quis colocar uma chave no painel AWD x 2wd, mas tinha a dúvida de causar algum dano na caixa de câmbio. No manual este procedimento só é indicado pra situações de manutenção

#6 FearGT-B

FearGT-B

a.k.a. FearWRX

• Subaristas ♂
  • Carro:Manco 2.0 MANUAL <3

Postado 19 fevereiro 2018 - 17:49

Sei que são usos diferentes de pessoas diferentes, mas eu não abro mão do AWD mesmo em épocas como essa.
Aqui a aditivada, a qual só usei esta desde que peguei o meu, e sempre no mesmo posto Shell, tanto que, 0 problemas com gasolina ruim e médias de consumo excelentes, tá quase 4,40 e confesso que mesmo assim tenho maneirado no pé pra poder abusar nas curvas.
  • edcostantin curtiu isso

#7 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado Ontem, 10:13

E acende a CEL ou aguma outra contra indicação?

Sei que nos modelos automáticos isso não causa danos à transmissão porque o acoplamento é ´eletro-mecânico´ no diferencial central situado atrás da caixa de trocas.

#8 Samgc

Samgc
  • Membros ♂

Postado Ontem, 15:24

Sei que são usos diferentes de pessoas diferentes, mas eu não abro mão do AWD mesmo em épocas como essa.
Aqui a aditivada, a qual só usei esta desde que peguei o meu, e sempre no mesmo posto Shell, tanto que, 0 problemas com gasolina ruim e médias de consumo excelentes, tá quase 4,40 e confesso que mesmo assim tenho maneirado no pé pra poder abusar nas curvas.

Eu tbm penso assim, sempre abasteço com shell tbm mas a V-power está a 4,97 a comum 4,69 semana passada começou a vende de Podium aqui na cidade mas a 7,23 o litro, isso essa semana que deu uma abaixada nos preços, depois do teste voltei o carro ao normal e nao penso em usar 4x2 por enquanto, mas conforme subir a gasolina eu sinceramente penso em usar 4x2 ao menos dentro da cidade

E acende a CEL ou aguma outra contra indicação?

Sei que nos modelos automáticos isso não causa danos à transmissão porque o acoplamento é ´eletro-mecânico´ no diferencial central situado atrás da caixa de trocas.

Acende a luz AWD no painel e fica acesa direto, mas nenhum outro sinal, e realmente não causa danos no AT, nos MT eu não posso afirmar

• Sidnei curtiu isso

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos