Ir para conteúdo

Foto

Seguro x acidentes x telemetria/monitoramento de seguradoras

• Por favor, faça o login para responder
12 respostas neste tópico

#1 Carioca_SP

Carioca_SP
  • Membros ♂
  • Carro:New Fit & Triumph ST

Postado 26 maio 2019 - 09:53

Bom dia!

Como estou prestes a fazer a compra do primeiro Subaru, um dos pontos críticos observados foi o seguro.
Além de não ser toda seguradora que aceita, ainda é bem caro.
Algo que me intriga é: como fica, em caso de sinistro por uso acima da velocidade permitida, o pagamento dos reparos ou mesmo do casco?
Já há algum tempo, as seguradoras colocam rastreadores em todos os carros, será que não monitoram através de telemetria? Apesar de parecer assunto de Fórmula 1, telemetria já é utilizada há muitos anos por transportadoras, para controlar o comportamento dos motoristas. Quem garante que não farão o mesmo conosco, principalmente em casos de sinistro?
Opniões e causos são bem vindos.

Abs, Carioca_SP

#2 Sidnei

Sidnei
  • ex-Subaristas
  • Carro:WRX

Postado 26 maio 2019 - 17:55

Eu fui renovar esse ano e tem uma empresa - ThinkSeg - que estava anunciando uma modalidade de telemetria. A promessa dessa empresa é cobrar menos de quem anda pouco. Eu fiz uma cotação e pro meu perfil essa modalidade com telemetria não foi a mais adequada. Mas eu já tinha instalado o APP deles no meu celular, com a promessa de que eles iriam monitorar o celular (assumindo que o celular vai estar no carro) e baixar o preço do prêmio à medida que forem percebendo que eu ando pouco. Mas em dois dias mexendo no APP vi que ficaram gravados os registros de deslocamento com as velocidades! Aí eu desinstalei o APP porque achei que eu estava reunindo provas contra mim!
Nunca ninguém da empresa fez contato comigo depois...

#3 Carioca_SP

Carioca_SP
  • Membros ♂

Postado 26 maio 2019 - 18:39

Pois é Sidnei, com a tecnologia atual, é ridiculamente fácil obter os dados do nosso comportamento ao volante.
Eu sou da área de TI, e 08 anos atrás, trabalhei numa empresa que vendia um módulo de telemetria dentro do sistema de TMS (transport management system). Isso para que a transportadora tivesse o seu cockpit de informações e um BI com varios indicadores e alertas, como qual motorista parou em lugar errado/não programado, se saiu da rota e inclusive se estava ultrapassando as velocidades permitidas. Dava trabalho levantar os limites trecho a trecho, mas hoje isso já é bem mais simples.
O nosso agravante seria que não temos velocidades acima de 120 km/h no Brasil. Imagina que quando chegarmos em 130, vai disparar um alarme/alerta que fará gravar todos os nossos dados enquanto não voltarmos ao normal. Aí ferrou!

Alguém aqui se acidentou recentemente acima da velocidade permitida? Seguradora pagou numa boa ou teve dor de cabeça?

#4 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 27 maio 2019 - 10:42

Putz, isso é um pepino...um dos pontos que me faz pensar duas vezes se fosse comprar um carro mais novo/caro/esportivo.

Outro ponto ruim é que ao instalar, mexem no chicote original do veículo, e tenho PAVOR de carro com chicote mexido, pois já vi muitas cagadas/ falhas causadas por isso, inclusive numa Mercedes que meu pai tinha e tinha rastreador, problema de descarga de bateria e alternador foram causados por isso.

E depois pra descobrir é um pepino, pois ninguém pode ver como ou ONDE é instalado o rastreador, depois vc tem que se ferrar pra desfazer a m...que fizeram.

#5 Carioca_SP

Carioca_SP
  • Membros ♂

Postado 27 maio 2019 - 11:22

Não sabia que os rastreadores eram instalados no chicote.
Aliás, isso de não poder acompanhar a instalação e etc., é a maior presepada. Quem quer aplicar golpe, levanta o carro e procura até achar. Quando a seguradora veio em casa instalar o rastreador na moto, tinha esse papo que eu não poderia acompanhar e bla
Bla bla. O técnico cagou pra isso, e sei exatamente onde está o rastreador. Inclusive estranhei isso do chicote, pois na moto não foi usado pra alimentar o rastreador. Achei que em carros, seria semelhante.
Agora, uma pergunta Tecnica: poderia a instalação do rastreador direto no chicote, causar danos como no vidro elétrico?
O City da minha esposa, começou a apresentar defeitos no controle do vidro elétrico. Poderia ser isso?

#6 Blindzzz

Blindzzz
  • Membros ♂

Postado 27 maio 2019 - 11:57

O lema aqui sempre foi, nada de rastreador, pelo mtivo que o fabiano falou.

Mexem no chicote, vc não pode acompanhar o serviço por "segurança sua" e quando cancelar o seguro ninguém desinstala ou acha o aparelhoe já vi inumeras interferencias de imobilizadores e rastreadores na eletronica do carro, até carro que não ligavam.

Sinceramente jamais instalaria um app no cel pra uma seguradora me monitorar. Vai que um dia vc precisa sair da sua rota por qq motivo, dai vc se torna refém de algo que vc não fez de errado.

Eu tive 2 subbies WRX e hoje não teria um.

Seguro caríssimo, abusivo, se vc não morar em SP vai passar aperto na mão de mecânico, peças dificeis, além de cair na CAOA.

@Carioca_SP estou vendo que vc quer ter um subbie e tem feito muitas contas/concessões pra alcançar seu sonho, mas quando começamos a fazer muitas restrições, calculos, privações pra realizar uma vontade/sonho eu considero que não é hora de executar seu plano.

É apenas minha opinião pro seu caso.

Ou a seguradora se adpta a vc ou vc não pega o carro.

Forte abraço irmão.

#7 Carioca_SP

Carioca_SP
  • Membros ♂

Postado 27 maio 2019 - 12:30

Blindzzz, obrigado por suas colocações e preocupações!
A questão nem é o valor do seguro, mas sim uma dúvida sobre alguém ter tido stress ou não pra ser pago, recentemente e acima da velocidade.
Aqui no fórum, não só lendo, como debatendo, já mudei de opniao sobre a escolha do carro, pois vi que de fato o 2.0 asp não me deixaria feliz e satisfeito em relação à performance e gastaria muito tempo e dinheiro pra mudar isso, sem garantia de total sucesso. Por isso, hoje não compraria nada menos que um WRX, seja o ano que for.

#8 Blindzzz

Blindzzz
  • Membros ♂

Postado 27 maio 2019 - 14:27

Blindzzz, obrigado por suas colocações e preocupações!
A questão nem é o valor do seguro, mas sim uma dúvida sobre alguém ter tido stress ou não pra ser pago, recentemente e acima da velocidade.
Aqui no fórum, não só lendo, como debatendo, já mudei de opniao sobre a escolha do carro, pois vi que de fato o 2.0 asp não me deixaria feliz e satisfeito em relação à performance e gastaria muito tempo e dinheiro pra mudar isso, sem garantia de total sucesso. Por isso, hoje não compraria nada menos que um WRX, seja o ano que for.

@Carioca_SP

Pelo que tenho na lembrança do fórum, teve um caso, não lembro o user, que o seguro não cobriu o acidente.

Alegou que ele estava praticando racha ou pega e ele teve que arcar com o reparo do carro.

Antes de tudo vc precisa ter um corretor em que confie e que tenha muito desembaraço com a seguradora, pq o que ela não quer é cobrir seu prejuizo ainda mais em um esportivo.

Então pra iniciar fuja das companias que tenham banco envolvidos, Itau, bradesco, caixa, etc.

Abraço 

• fabiano e Carioca_SP curtiram isso

#9 Carioca_SP

Carioca_SP
  • Membros ♂

Postado 27 maio 2019 - 15:41

@Carioca_SP
Pelo que tenho na lembrança do fórum, teve um caso, não lembro o user, que o seguro não cobriu o acidente.
Alegou que ele estava praticando racha ou pega e ele teve que arcar com o reparo do carro.
Antes de tudo vc precisa ter um corretor em que confie e que tenha muito desembaraço com a seguradora, pq o que ela não quer é cobrir seu prejuizo ainda mais em um esportivo.
Então pra iniciar fuja das companias que tenham banco envolvidos, Itau, bradesco, caixa, etc.

Abraço

Excelente meu conterrâneo!
O ponto é exatamente esse! Com toda a tecnologia embarcada, qual a chance real de não nos pagarem?
Eu corri mesmo das seguradoras convencionais. Fiz orçamento em seguradoras cooperativas e etc.; encontrei valores não baixos, mas justos.
Inclusive, talvez seja uma opção (não lembro se li aqui ou outro lugar), contratar dois seguros diferentes: um só pra roubo/furto e outro somente pra colisão. Assim, a chance de não pagamento (acredito eu), sejam bem menores!
  • fabiano e Blindzzz curtiram isso

#10 Cesar

Cesar
  • Subaristas ♂
  • Carro:Forester

Postado 29 maio 2019 - 12:16

Pesquisa mais sobre o preço das peças e quanto tempo elas demoram para chegar.

Você vai entender por que o seguro é caríssimo.

Você vai ver um carro 2018 dar PT por 60% do valor da fipe com uma batida de capô, para-choque, radiador e faróis. Não precisa nem abrir Airbag.

Editado por Cesar, 29 maio 2019 - 12:17.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos