Ir para conteúdo

Foto

Manual de Serviço WRX/STI 09-11

• Por favor, faça o login para responder
6 respostas neste tópico

#1 Blindzzz

Blindzzz
  • Membros ♂

Postado 14 outubro 2011 - 11:57

Bem amigos,estou pra fazer um up no ground kit do meu carro e passei um pouco de sufoco pra achar o torque de aperto de alguns parafusos eis que me deparei com o manual de serviço do WRX/STI e do 2.5l(não vendido no BR), mas no geral as informações também servem para o 2.0r.Tem todos os procedimentos de verificação de peças desgastadas, torques de aperto de parafusos da supensão(bom pra quem troca molas ou coloca coil over), já que as preparadoras não informam esses valores, geralmente usam os originais.Como já recebi muita ajuda aqui no CS, não custa ajudar quem precisa. :whistling: Acho que td mundo deve ter o manual salvo no pc pra caso precise estar com ele em mãos.Alguns termos são bem técnicos, mas basta digitar no google que vai aparecer imagem da peça e dará pra enter o que está informando, outro site que indico de tradução bem completo é o www.worreference.com.Chega de papo furado e vms ao que interessa, segue o link, pra nos divertirmos nos finais de semana e apavorar os donos de oficinas. :biggrin: Manual em Inglês:http://www.4shared.c...rvio_-_09_.html?Abs e aproveitem.PS: Moderas não soube onde postar, por isso pus no geral, pq não existe uma parte específica do fórum pra postar isso, já que a mecânica está dividida.

#2 Deletado_KidCalvo

Deletado_KidCalvo
  • Guests

Postado 10 dezembro 2011 - 09:18

BlindzzzzzzzzzzzzzSensacionalllllllllllllllllllll.Eu que sou engenheiro mecânico estou amando, leitura de cabeceira.Será que você consegue o da Foreste 2009 2.0 e do Impreza 2.0 ?

#3 Blindzzz

Blindzzz
  • Membros ♂

Postado 10 dezembro 2011 - 09:57

BlindzzzzzzzzzzzzzSensacionalllllllllllllllllllll.Eu que sou engenheiro mecânico estou amando, leitura de cabeceira.Será que você consegue o da Foreste 2009 2.0 e do Impreza 2.0 ?

Ele é dos 2.5 aspirados(só nos EUA), então também se aplica ao 2.0.Vou dar uma pesquisada pra ver se encontro o manual de serviço da Forester 2009 e posto por aqui.Acho bacana que quando faz até alinhamento tem torque pra acertar cambagem, pelo menos eu acho isso mt interessante.Pq na maioria das loja é aperto até o estourar o ultimo fio de rosca :D.abs

#4 Deletado_KidCalvo

Deletado_KidCalvo
  • Guests

Postado 10 dezembro 2011 - 11:31

Ele é dos 2.5 aspirados(só nos EUA), então também se aplica ao 2.0.Vou dar uma pesquisada pra ver se encontro o manual de serviço da Forester 2009 e posto por aqui.Acho bacana que quando faz até alinhamento tem torque pra acertar cambagem, pelo menos eu acho isso mt interessante.Pq na maioria das loja é aperto até o estourar o ultimo fio de rosca :D.abs

E não é só para regulagem de cambagem, tem torque de aperto para tudo que é parafuso de regulagem, deste aperto de parafuso de roda, na barra de direção para acerto de convergência, etc.... O problema é que os manés mecânicos acham que torquimetro é coisa de fresco e o bom mesmo é o muque...quando mais forte melhor, se não solta.....Ai quando o aço entra na zona de escoamento e perde sua elasticidade, mesmo antes de espanar a rosca, poque o torque foi excessivo, o neguinho acha que a roda soltou porque não apertou direito, ou que o carro desalinhou porque você passou no buraco....Ainda não cosegui ler todas as 3619 páginas, e não sei se tem diferença entre o motor 2.5 e 2.0 aspirado. Mas de qualquer forma tem muita coisa que serve mesmo no Impreza 2.0.Isto é que chamo de prestação de serviço à comunidade Subarista....

Editado por KidCalvo, 10 dezembro 2011 - 11:34.

#5 Blindzzz

Blindzzz
  • Membros ♂

Postado 10 dezembro 2011 - 11:37

E não é só para regulagem de cambagem, tem torque de aperto para tudo que é parafuso de regulagem, deste aperto de parafuso de roda, na barra de direção para acerto de convergência, etc.... O problema é que os manés mecânicos acham que torquimetro é coisa de fresco e o bom mesmo é o muque...quando mais forte melhor, se não solta.....Ai quando o aço entra na zona de escoamento e perde sua elasticidade, mesmo antes de espanar a rosca, poque o torque foi excessivo, o neguinho acha que a roda soltou porque não apertou direito, ou que o carro desalinhou porque você passou no buraco....Ainda não cosegui ler todas as 3619 páginas, e não sei se tem diferença entre o motor 2.5 e 2.0 aspirado. Mas de qualquer forma tem muita coisa que serve mesmo no Impreza 2.0.Isto é que chamo de prestação de serviço à comunidade Subarista....

Eu acabei de baixar da Forester 2007, 2008 nada ainda, mas vai aparecer, daqui a pouco eu upar no 4shared.Eu fiz minhas trocas de swaybars seguindo os torques do manual :D, tem mta coisa boa ai.

#6 MarcoL

MarcoL
  • Subaristas ♂
  • Carro:Forester

Postado 01 janeiro 2012 - 08:31

Somente agora abri o manual de serviços.Beleza :confused:

#7 Mauro Athayde

Mauro Athayde
  • Membros ♂
  • Carro:WRX Hatch 2011

Postado 06 janeiro 2017 - 09:31

Blindzzz, tentei baixar o arquivo, mas o link não existe mais! Você teria este arquivo salvo aí com você?

Obrigado!

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos