Ir para conteúdo

Foto

Forester XT 15/16: Substituição do Módulo de Injeção

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 rodrigo.ijk

rodrigo.ijk
  • Subaristas ♂
  • Carro:Forester XT 15/16

Postado 11 janeiro 2017 - 09:54

Olá,

estou desde Novembro/15 tentando recuperar uma Forester que comprei sinistrada. O carro não está funcionando (o painel e o multimídia funcionam normal, porém o carro não liga) e após levar em um mecânico ele me falou que não conseguiu passar o scanner e por isso seria melhor levar na concessionária. Levei na concessionária e eles também não conseguiram passar o scanner e me falaram que o Módulo de Injeção está queimado. Eles vão precisar importar um do Japão e demora em média 60 dias. Sugeri a substituição por um usado e me falaram que nunca substituíram por um usado e que pode dar problema pra reprogramar e bla bla bla. Me pareceu que não estão muito interessados em fazer o procedimento.

Então seguem algumas dúvidas, se alguém quiser comentar vai me ajudar muito.

1. Alguém já substituiu módulo de injeção por outro usado? Dá algum problema pra reprogramar?
  2. Ouvi que se eu substituir uma unidade eletrônica, as outras não conseguem se comunicar com ela, portanto preciso de todas as unidades eletrônicas do mesmo veículo.
  3. Não acredito que a batida ocasionou dano no módulo de injeção. É possível que algum outro componente (air bags) tenha "bloqueado" o acesso ao módulo de injeção?
  4. Conhecem alguém que consiga testar se o módulo está realmente avariado ao invés de chicotes, fusíveis, conectores?

Ao pesquisar pelo código do módulo em todos os sites de peças que conheço, não encontrei nenhum resultado para o partnumber desse módulo. Será que existem diferentes versões para os carros que vieram pro Brasil?

Este é o código da peça do meu carro: 22765AH011

Porém encontrei um auto-peças de SC vendendo esta: 22765AH010

E nos sites gringos q pesquiso, só encontro através destes: 22765AG970, 22765AG973, 22765AH510

Todos paracem ser o mesmo módulo, porém devem existir diferentes "versões". Será que eu consigo comprar um destes e subsituir o meu danificado?

Obrigado!

#2 edsonmassao

edsonmassao
  • ex-Subaristas
  • Carro:UP TSi =|

Postado 11 janeiro 2017 - 14:08

Rodrigo, tenta entrar com contato com o Marcio da MRace, acredito que ele possa ao menos te passar alguma orientação.

E-mail: contato@mrace.com.br

Whatsapp: +44 7948 016561 (basta adicionar um contato com o número exato informado ao lado, incluindo o símbolo +)

Facebook: http://facebook.com/mracebr

#3 esteba

esteba
  • Membros ♂
  • Carro:GTI & SI

Postado 11 janeiro 2017 - 14:12

Cara liga pro Joselito...  ele vai te dar uma luz... 

Showcar  
Mecânica para carros · Bacacheri
Endereço: R. Nicarágua, 1326 - Bacacheri, Curitiba - PR, 82515-260

#4 Augusto

Augusto
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza GT 1998

Postado 11 janeiro 2017 - 16:20

O Básico: pega o código do módulo e procura na NET algum a venda? Os códigos são por modelo e região. Se for o mesmo código, deve funcionar, se for colocar de outro modelo, e que tenha as mesmas características pin in out, vai precisar conferir todos eles e provável remap. Se  for exatamente o mesmo código da sua, deve ser P&P. 

Nas versões antigas por exemplo, os GC8 do brasil, tem código na chave+ECU, já os japoneses não tem. Então para usar uma ECU que precisa do código da chave codificada, teria que recodificá-la, cancelar, ou usar uma ecu que não usa código. Ai é certeza que muda alguma coisa e não vai ser o mesmo part number.

Avalie o custo benefício, levante os part number de ecu para o seu modelo(por região, exemplo: USA, UK, Japão, Austrália) e veja se tem as mesmas características e se terá alguém que entenda para instalar, porque vai precisar mudar algum pin in out talvez e depois reprogramar ou cancelar os codes da chaves/ECU.

No mercado existe algum standalone para esse modelo?

Se encontrar uma sinistrada no Brasil, creio que seria a melhor opção, isso já reduzirá os riscos de compatibilidade desde que tenha o mesmo part number, porém, terá que recodificar as chaves.

Melhor mesmo é comprar uma na concessionária, veja o custo benefício. 

Aqui, como exemplo, tem uma ECU no eBay,

http://www.ebay.com/...AJYWC5O&vxp=mtr

Boa sorte

Editado por Augusto, 11 janeiro 2017 - 16:44.

#5 rodrigo.ijk

rodrigo.ijk
  • Subaristas ♂

Postado 13 janeiro 2017 - 15:44

Cara liga pro Joselito...  ele vai te dar uma luz... 

Endereço: R. Nicarágua, 1326 - Bacacheri, Curitiba - PR, 82515-260

O carro estava no Joselito e ele não conseguiu fazer funcionar. Agora está na Uchi e o diagnóstico dos caras é que o módulo de injeção (EGI) queimou.

#6 rodrigo.ijk

rodrigo.ijk
  • Subaristas ♂

Postado 13 janeiro 2017 - 15:48

O Básico: pega o código do módulo e procura na NET algum a venda? Os códigos são por modelo e região. Se for o mesmo código, deve funcionar, se for colocar de outro modelo, e que tenha as mesmas características pin in out, vai precisar conferir todos eles e provável remap. Se  for exatamente o mesmo código da sua, deve ser P&P. 

Nas versões antigas por exemplo, os GC8 do brasil, tem código na chave+ECU, já os japoneses não tem. Então para usar uma ECU que precisa do código da chave codificada, teria que recodificá-la, cancelar, ou usar uma ecu que não usa código. Ai é certeza que muda alguma coisa e não vai ser o mesmo part number.

Avalie o custo benefício, levante os part number de ecu para o seu modelo(por região, exemplo: USA, UK, Japão, Austrália) e veja se tem as mesmas características e se terá alguém que entenda para instalar, porque vai precisar mudar algum pin in out talvez e depois reprogramar ou cancelar os codes da chaves/ECU.

Se encontrar uma sinistrada no Brasil, creio que seria a melhor opção, isso já reduzirá os riscos de compatibilidade desde que tenha o mesmo part number, porém, terá que recodificar as chaves.

Boa sorte

Basicamente agora tenho 2 opções:

1) Comprar um módulo novo na própria Uchi, com um custo de aproximadamente R$5000,00 e espera de 60 dias pra importação direto do Japão.

2) Comprar um módulo usado e tentar reprogramá-lo com o VIN (chassis) do meu carro. Encontrei uma usada por R$2000,00

A opção 2 obviamente não está sendo aceita pela Uchi, eles não se comprometeram que vai dar certo.

Esta opção 2 ainda se divide em outras 2:

2.1) Encontrar uma auto-elétrica com conhecimento suficiente pra reprogramar o módulo usado para funcionar no meu carro. Como você falou, ele tem q ser programado com os mesmos códigos do Imobilizador, do painel e das chaves, para que o carro funcione.

2.2) Comprar uma ferramente de diagnóstico (R$1000,00 na china) e tentar fazer eu mesmo o procedimento, sem nenhuma garantia que vá funcionar. http://www.clubesuba...topic=57162&hl=

Não existe em nenhum catálogo de peças internacional a peça exatamente igual à que preciso: 22765AH011

Nem mesmo essa usada que achei é idêntica: 22765AH010

Nos sites americanos o módulo de injeção da Forester XT 15/16 é encontrado como: 22765AH510, porém tenho minhas dúvidas que vá funcionar, pois a calibração deve ser totalmente diferente para o tipo de combustível que utilizam lá e também devido às regulações de emissões de gases.

Mas oq mais está me desanimando é que a concessionária aqui em Curitiba é muito fraquinha. Tem apenas 1 técnico lá que manja um pouco mais, eles não tem estoque nenhum de peça, não tem muita experiência em serviços um pouco além das revisões programadas, não tem muito interesse em colaborar.... Será que em SP tem uma autorizada boa? Estou até pensando em guinchar o carro pra lá...

#7 Augusto

Augusto
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza GT 1998

Postado 13 janeiro 2017 - 16:57

Por esse valo,r e até bem menos, Ja tentou o unichip, fale com o fornecedor, aqui do fórum tem o kiko em Petropolis/RJ, que é especializado em Subaru.

#8 ROGERIO BASTOS

ROGERIO BASTOS
  • Membros ♂
  • Carro:Forester S-Edition

Postado 27 janeiro 2017 - 18:09

Por esse valo,r e até bem menos, Ja tentou o unichip, fale com o fornecedor, aqui do fórum tem o kiko em Petropolis/RJ, que é especializado em Subaru.

Augusto, Você tem o contato desse Kiko? Abs

#9 Cesar

Cesar
  • Subaristas ♂
  • Carro:Forester

Postado 27 janeiro 2017 - 19:27

Kiko nao trabalha mais com subaru.
  • Augusto curtiu isso

#10 benedourado

benedourado
  • Membros ♂
  • Carro:Forester 2.0 AT 2010

Postado 27 janeiro 2017 - 20:41

Boa sorte

Amigo eu vi uma sucata dessa la no Gazone. Da uma ligada la!!.

Tel.: 98201-2006.

Boa sorte

• Gchen curtiu isso

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos