Ir para conteúdo

Foto

Teste da Bia Figueiredo: Subaru Impreza WRX STi

• Por favor, faça o login para responder
15 respostas neste tópico

#1 Luis_FBR

Luis_FBR
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 2.0 2011

Postado 04 dezembro 2012 - 22:33

Imagem Postada

Teste da Bia Figueiredo: Subaru Impreza WRX STi
Tração integral, 309 cv e mais de 40 kg de torque... O nome disso é diversão!

Imagem Postada
Publicado na edição nº 58 (out/2012)

Olá, meninos!
Esperei quase cinco anos. Mas, finalmente, coloquei as mãos em um Subaru WRX STi – provavelmente o estagiário da revista mandou o carro pra casa por engano, porque ninguém da redação deixaria um STi comigo durante dois dias. Tratei de aproveitar, e de procurar entender que raios de fascínio a versão provoca no pessoal de C/D e na galera Viciada em Carro.

O fascínio certamente não é provocado pela aparência do sedã. O Impreza anabolizado me lembrou um ninja de seriado de TV. Parece um cara super nervoso com aquela fenda enorme na tampa do motor (recurso para refrigerar o boxer de quatro cilindros) e com a asa não menos enorme espetada na tampa do porta-malas. Para ajudar, o carro que dirigi era todo preto – as rodas BBS de 18 polegadas, inclusive. Os únicos pingos de cor na carroceria eram o azul do oval da Subaru e o vermelho “flor de cerejeira” do logotipo STi. A sigla, a propósito, significa Subaru Tecnica International, a empresa que transforma sedãs para senhoras em carros para homens.

Imagem Postada

Cão e gato
O Subaru World Rally Cross nasceu com um propósito: brigar com o Mitsubishi Evolution (alguém viu meu teste com ele?). Desde 1992, os dois carros disputaram centímetro a centímetro os mundiais de rali e, no fim, cada um deles conquistou uma tribo diferente. Mas, na boa, quem curte Evo não tem como deixar de curtir o Subaru. E vice-versa.

Imagem Postada

A história de carro de pista foi levada a sério pelo time da Subaru até a terceira geração, encerrada em 2011. A versão, até então, era desconfortável como... carro de pista: suspensão rígida, embreagem e direção pesadas, mas uma disposição incrível para se manter grudada em qualquer tipo de piso. A quarta geração veio mais civilizada, para descontentamento dos fãs da marca. A C/D testou o STi na época e concluiu que a Subaru havia se rendido aos apelos das donas de casa e feito um carro igual a um Lancer Evo de nova safra – e que, por sua vez, também havia aderido ao conforto.Bem, dirigi os dois carros, ambos na fase menos radical. E o que posso afirmar é que eu teria ambos.
A Subaru pode ter mexido muito no carro. Mas manteve a configuração boxer, de cilindros contrapostos. É, na essência, o mesmo tipo de motor usado pelos Porsche e pelos antigos VW, e são conhecidos pelo bom torque. Ante o Impreza WRX, o motor preparado pela STi tem 100 cv a mais e isso significa uma pancada a partir dos 2.500 rpm, quando o sistema começa a acordar. O turbo fornece pressão de 0,97 bar e faz a diferença nesse tipo de carro. Com o controle de tração ligado, a aceleração é um pouco lenta, mas você nem liga, porque sabe que tem 309 cv à disposição.

Imagem Postada

Pancadão
A Subaru felizmente vende no Brasil a versão com câmbio manual de seis marchas. Não tive a sorte de dirigi-la: fiquei com a de caixa automática de cinco marchas, com opção de trocas manuais. Um conjunto superesperto. A combinação câmbio automático com o modo normal no seletor eletrônico deixa o carro um pouco mais suave. É o modo “querida, arrume as crianças, vamos sair para um passeio”. A suspensão se torna um pouco mais confortável, desde que o asfalto seja liso.

Imagem Postada

A diversão começa quando você bota a alavanca no modo manual, seleciona o modo “sport sharp” e desativa o controle de tração. O giro sobe rápido, se mantém sempre no alto e cada troca de marcha pelas pás na coluna de direção é seguida por uma pancada nas costas. Os bancos foram projetados por pilotos profissionais – uma raça que conhece a importância de um corpo firme. A camurça de revestimento é outra boa sacada: não deixa seu corpo se mover um milímetro. São os maiores luxos do Subaru – o painel é minimalista. O que se destaca no cluster é o conta-giros.
É um carro que gosta de curva. E o mais legal: você pode ajustar o bloqueio do diferencial por uma tecla e deixar o carro escorregar mais de frente ou de traseira. Os freios Brembo são como âncoras e a direção, rápida, do jeito que eu gosto. Você só não pode vacilar em uma coisa: mantenha a bateria da chave sempre em ordem. Sem ela, você não consegue nem entrar no carro – quanto menos dar a partida. São essas modernidades que só servem para impressionar os amigos.

Imagem Postada

http://caranddriverb...za-wrx-sti/3730

Abs!

#2 Cícero Paiva

Cícero Paiva
  • Membros ♂
  • Carro:WRX Sedan Black 2011

Postado 05 dezembro 2012 - 10:55

Pois é, eu já havia lido a matéria e a conclusão é de que o STI automático não "bufa", tem de ser o mecânico. No mecânico, aliás, são comuns matérias elogiando o
carro como se fosse um "parque de diversões", numa delas o editor chegou a pedir descuplas a Porsches, BMW...e outros com mais potência, etc..., mas o Subaru STI
era mais divertido de ter na garagem.
Abs.

#3 Deletado_Manoel

Deletado_Manoel
  • Guests

Postado 13 dezembro 2012 - 21:44

Essa mulher da materia esta inventando coisas

"É um carro que gosta de curva. E o mais legal: você pode ajustar o bloqueio do diferencial por uma tecla e deixar o carro escorregar mais de frente ou de traseira"

O STI automatico nao tem opção de controlar saida de frente ou de traseira igual ao manual

#4 Fraga SW STI

Fraga SW STI
  • Membros ♂

Postado 14 dezembro 2012 - 08:54

"É um carro que gosta de curva. E o mais legal: você pode ajustar o bloqueio do diferencial por uma tecla e deixar o carro escorregar mais de frente ou de traseira"
O STI automatico nao tem opção de controlar saida de frente ou de traseira igual ao manual

Provavelmente foi a "tradução" do vocabulário dela para o do editor que escreveu a matéria... na conversão o cara se perdeu nos termos! :yes:

#5 Rafavti

Rafavti
  • ex-Subaristas
  • Carro:Impreza WRX.

Postado 14 dezembro 2012 - 12:32

Esse carro tem sim essa opção, é só olhar na foto, o seletor fica atrás da alavanca de câmbio!
Carro AT só esses novos dupla embreagem, pelo menos para mim! Respeito quem gosta, mas eu jamais teria um esportivo AT...

#6 SUBARUlover

SUBARUlover
  • Membros ♂

Postado 14 dezembro 2012 - 17:43

Ainda não vi nenhum sentido no STI automático, principalmente no Brasil. onde ele custa 220.000

#7 LeoS

LeoS
  • Subaristas ♂
  • Carro:Subaru WRX STI

Postado 14 dezembro 2012 - 18:22

Esse carro tem sim essa opção, é só olhar na foto, o seletor fica atrás da alavanca de câmbio!
Carro AT só esses novos dupla embreagem, pelo menos para mim! Respeito quem gosta, mas eu jamais teria um esportivo AT...

Esse seletor aí é do SI Drive, ou seja para deixar no modo I, no Sport, ou no Sport Sharp.

Parece que não tem o controle do DCCD, que é um interruptor pequeno atrás do SI Drive.

Abraços.

#8 Rafavti

Rafavti
  • ex-Subaristas
  • Carro:Impreza WRX.

Postado 14 dezembro 2012 - 18:52

Esse seletor aí é do SI Drive, ou seja para deixar no modo I, no Sport, ou no Sport Sharp.

Parece que não tem o controle do DCCD, que é um interruptor pequeno atrás do SI Drive.

Abraços.

Opa, achei que aquilo aí era o controle do DCCD! Obrigado por esclarecer LeoS!

#9 Cícero Paiva

Cícero Paiva
  • Membros ♂

Postado 14 dezembro 2012 - 21:47

A questão da seleção de tração no AT é de ser verificada mais a fundo, pois quando examinei um exemplar na loja Subaru de Porto Alegre me pareceu ter este controle sim. Na foto da matéria ele não aparece porque está atrás da alavanca do freio de mão. Em todo caso, se eu for novamente até lá tirarei a dúvida.

#10 Cícero Paiva

Cícero Paiva
  • Membros ♂

Postado 14 dezembro 2012 - 21:53

A questão da seleção de tração no AT é de ser verificada mais a fundo, pois quando examinei um exemplar na loja Subaru de Porto Alegre me pareceu ter este controle sim. Na foto da matéria ele não aparece porque está atrás da alavanca do freio de mão. Em todo caso, se eu for novamente até lá tirarei a dúvida.

Ops...analisando melhor, parece que efetivamente não possui a possibilidade de distribuição de tração. Desculpem.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos