Ir para conteúdo

Foto

Texto muito bom sobre AWD subaru - Leitura obrigatória

• Por favor, faça o login para responder
82 respostas neste tópico

#1 Dumogi

Dumogi
  • Subaristas ♂
  • Carro:GT 96

Postado 01 julho 2014 - 10:36

Na minha busca por qual AWD seria melhor para meu próximo carro, encontrei este texto sobre os AWD Subarus. Traduzi com meu inglês fraquinho mas garanto que os termos técnicos estão corretos:

Fonte: Internet.

"

Há muita confusão sobre as diferenças entre os vários sistemas AWD Subaru:

·      Contínuo (para 5MT)

·      Ativo (para 4EAT)

·      VTD (para 5EAT)

·      disponibilidade ou indisponibilidade do LSD traseiro

Então aqui está uma tentativa de explicar as diferenças...

"

1. Sistema AWD contínuo:

A tração da transmissão manual é como um sistema de tração contínua. Ele usa um diferencial central localizado dentro da caixa de transmissão é controlada por um acoplamento viscoso. O diferencial central é um diferencial de deslizamento limitado (LSD).

Em operação normal, a potencia é distribuída igualmente para a frente e para as rodas traseiras. Existem placas instaladas dentro do acoplamento viscoso fixadas nos “cardãs” dianteiro e traseiro. Quando uma diferença de rotação ocorre entre as rodas da frente e as rodas traseiras, as placas dentro do diferencial viscoso deslizam dentro do fluido (um tipo de silicone) aquecendo-o e fazendo o fluido engrossar. O líquido espessado faz com que as placas transferiram o torque do “cardã” que gira mais rápido (as rodas deslizando) para as placas que rodam mais lento (as rodas com a melhor tração).

Este sistema livre de manutenção é simples, compacto e praticamente invisível em sua operação. O sistema pode distribuir o torque de um torque de 50: 50 dividido por tração máxima na maior parte dianteira ou traseira rodas motrizes.

(Fonte: http://www.autoworld.com/news/Subaru..._All-Wheel.htm)

A. AWD contínuo com traseira LSD: disponível com 5MT no WRX, Legacy GT, Outback 2.5, Outback XT e com 6MT na Spec.B

B. AWD contínuo com traseira sem LSD: disponível com 5MT Impreza 2.5, Sport Outback e Legacy 2.5

2. Sistema AWD ativo:

Active all-wheel drive (AWD) é um termo criado pela Subaru para diferenciar o sistema AWD da transmissão automática (4EAT) de outros sistemas de AWD "reativa" no mercado hoje. O que torna este sistema AWD tão especial é sua capacidade de antecipar as necessidades de tração e agir antes que uma roda deslize.

O mecanismo que transfere torque à frente e atrás está contido no eixo da transmissão. Para o observador casual, parece como uma embreagem hidráulica típica encontrada em qualquer automático. A principal diferença nesta embreagem é sua operação. Ela foi projetada para deslizar de acordo com a tração AWD necessária. Quando uma embreagem automática escorrega, é devido a uma avaria e eventualmente irá queimar. Mas a multi-plate transfer (MPT) usa um material de atrito especial que resiste facilmente as cargas de atrito geradas durante a transferência de torque. (Também conhecido como VTC = Variable Transfer Clutch)
A operação do MPT é controlada pela unidade de controle de transmissão (ou TCU) e muda constantemente dependendo como o veículo está sendo conduzido. Para obter mais AWD, o TCU aumenta a pressão hidráulica para a embreagem para menos escorregamento. Menos AWD pede mais deslizamento e o TCU reduz a pressão hidráulica para a embreagem.
Sobre pavimento seco normal a divisão é cerca de 90% na dianteira e traseira de 10%.
Esta distribuição ajuda a compensar a distribuição do peso do carro e consequente menor subesterço. Quando o peso transfere para a traseira do veículo, (ou seja, em aceleração), o TCU divide o torque mais para as rodas traseiras. Sob freiagens, torque é dirigido para a frente. A distribuição de torque é alterada com base em como o veículo está sendo conduzido. A posição do acelerador, posição da alavanca do câmbio, marcha atual e outros fatores combinam-se para influenciar o TCU e, por sua vez, seleciona um mapa de software que determina como o escorregamento de torque será ajustado.
Dois sensores de velocidade são usados pelo TCU para detectar a patinagem da roda. Um sensor monitora o conjunto do eixo dianteiro, o outro conjunto do eixo traseiro. Variáveis pre-programadas ajudam o TCU diferenciar entre rodas escorregando e roda normalmente atuando com diferenciais de velocidade como o que ocorre nas curvas. Uma velocidade diferencial (frente para trás) de até 20% sinaliza o TCU que o veículo está nas curvas e o torque é distribuído para as rodas dianteiras para ajudar a aumentar a tração durante a curva. Qualquer coisa acima de 20%, no entanto, indica para o TCU, que está ocorrendo patinagem da roda e o torque é então distribuída para as rodas traseiras.
Outra característica do sistema AWD é sua interação com o sistema de freio. Quando o ABS entra, a transmissão seleciona terceira marcha, reduzindo a imprevisibilidade do mecanismo de freio e, assim, reduzindo a possibilidade da roda travar. Mas todas as quatro rodas ainda estão ligadas ao motor através do sistema AWD e são trazidas de volta a velocidade do veículo mais rápida e podem, portanto, ser controladas novamente mais cedo. Em um sistema de tração simples (2WD), se a roda que trava não é uma roda de tração do carro, a roda apenas ser trazida de volta a velocidade normal pela tração existente entre ele e a estrada. Quanto mais rápido uma roda é controlado melhor o desempenho do freio.

(Fonte: http://www.autoworld.com/news/Subaru..._All-Wheel.htm)

A. AWD Ativo com LSD traseiro: disponível com Outback 2.5

B. AWD Ativo sem LSD traseiro: disponível com 4EAT no Impreza 2.5, 2.5, o legado legado 2.5 Ltd

3. distribuição de Torque variável (VTD):

Possui embreagem MPT (multi-plate transfer) e sistema VTC como encontrado no sistema AWD ativo mas também tem um diferencial central planetárioe um traseiro LSD. O diferencial central tem capacidade de ter uma divisão de torque padrão de 45/55 dianteiro/traseiro (contra a divisão de 90/10 no AWD ativo). Em todos os outros aspectos é semelhante do AWD ativo em que antecipa derrapagem da roda em vez de reagir a ele como é o caso de um cambio manual e sistema AWD contínuo. Podemos dizer que o o VTD é um avançado sistema de AWD ativo

Disponível com 4EAT no Impreza WRX
Disponível com 5EAT no Outback XT, Outback 3.0R, Legacy GT

4. Driver Controlled Center Differential (DCCD):

Usa uma embreagem de transferência multiplate eletronicamente gerenciado e um diferencial de deslizamento limitado mecânico em conjunto com um diferencial central tipo planetário para controle de distribuição de energia entre a frente e as rodas traseiras. Normalmente, o DCCD divide a potencia 41% frente e 59% na traseira. Sensores monitorar parâmetros tais como o deslizamento da roda, ângulo de direção, posição do acelerador e de frenagem para ajudar a determinar a distribuição de torque e direcioná-lo para as rodas com ótima tração. DCCD também apresenta um diferencial dianteiro de deslisamento limitado helicoidal anti-derrapante e um diferencial traseiro de deslizamento limitado Torsen ®.

Disponível com 6MT no Impreza WRX Sti

Meu Subaru tem um diferencial traseiro LSD?

Outro ponto de confusão é quais Subarus tem diferenciais de deslizamento limitado traseiro (LSD traseiro) e quais não. Para isso você pode usar a lista de Subaru as acima onde eu listei também os modelos Subaru que têm esse tipo de AWD. Mas para tornar as coisas ainda mais clara aqui está uma lista dos Subarus com e sem LSD traseiro:

Subarus sem LSD traseiro:

Impreza 2.5 (5MT e 4EAT)
Outback Sport (5MT e 4EAT)
Legacy 2.5 (5MT e 4EAT)
Legacy 2.5. Ltd. (4EAT)

Subarus com LSD traseiro:

Impreza WRX (5MT e 4EAT)
Outback 2.5 (5MT e 4EAT)
Outback XT (5MT e 5EAT)
Outback 3.0R (5EAT)
Legacy GT (5MT e 5EAT)
Spec.B (6MT)
WRX Sti (também tem LSD frontal)

Como todos nós sabemos que o diferencial centra pode dividir o torque entre o eixos dianteiro e os traseiro dependendo o escorregamento dianteiro/traseiro da roda . Mas é os LSDs da frente e a traseira que pode dividir a potencia entre as rodas esquerdas e direita. Por isso é muito vantajoso ter pelo menos a traseira LSD, se não o LSD da frente. Se a roda traseira esquerda traseira LSD desliza, pode transferir a potenci para a roda traseira direita.

Subaru não oferece LSDs na traseira de seus modelos mais baratos, exceto no Outback 2.5!!!! que é compreensível, uma vez que é projetado para condições Off-Road. (Isto talvez explique a diferença de consumo entre Outback 2.5 e legacy 2.5)

Qual é melhor?

Agora que nos leva ao próximo ponto de debate sobre qual é melhor?

Então, aqui está um trecho de um artigo que encontrei:

(Fonte: http://www.cars.com/carsapp/cars/?sr...all_wheel.tmpl)

"Os sitemas mais simples AWD ajustam a potência para a frente ou a traseira desta forma e reagem a derrapagem quando ele ocorre. Sistema AWD "contínuo" do Subaru é este tipo. Sistemas mais avançados são projetados para ser proativos e não reativos. Por exemplo, AWD "ativo" do Subaru é solicitado para antecipar e evitar derrapagens para uma condução sem derrapagens. Audi quattro e sistemas AWD 4MOTION Volkswagen tranferem potencia baseado na dinâmica do veículo: pneus traseiros tem maior aderência durante a aceleração, então durante essa ação para as rodas traseiras recebem mais da potência do motor. Nas curvas, a roda dianteira exterior tem mais aderência e, assim, obtém mais potencia, seguido por ambas as rodas traseiras.

Com avançados AWDs disponíveis em carros como o Porsche 911 Carrera 4, fica claro que a quatro rodas tracionadas já não são mais parecidos com os sistemas de buggies de lama. Para um controle de aceleração durante a arrancada — até mesmo em estradas totalmente secas — AWD é osso duro de roer. "

Conforme o autor deste artigo o sistema AWD contínuo encontrado na Subarus com 5MT e 6MT é um sistema mais simples, em que é mais reativo do que pró-ativo. Considerando que os sistemas AWD ativo (com embreagem de transferência variável) encontrados nos Subarus 4EAT e o VTD (que é um avançado sistema de AWD ativo) encontrado na 5EAT Subarus são proativos em prever condições de derrapagem da roda e, portanto, reagem mais rápido. Mas obviamente os sistemas AWD contínuo têm as vantagens de ser menos complexo e, portanto, menos propenso a falhas e custos de manutenção baixo.

Mais uma vez que o sistema é o melhor? Eu diria que a ordem poderia ser como segue:

1. DCCD com LSDs dianteiros e traseiros - WRX Sti

2. VTD - 4EAT WRX e 5EAT no Outback XT, Outback 3.0R e Legacy GT

3. AWD Ativo com LSD traseiro: 4EAT no Outback 2.5

4. Depende o que você mais precisa? sistema AWD proativo ou o LSD traseiro (se offroading).

·      AWD ativo sem LSD traseiro: 4EAT Impreza 2.5, legacy 2.5 e legacy 2.5 Ltd

·      AWD contínuo com a LSD traseiro: 5MT WRX, GT Legacy, Outback 2.5, Outback XT e 6MT no spec.B

5. AWD contínuo sem LSD traseiro: 5MT Impreza 2.5 e legacy 2.5

Subaru reserva seu melhor sistema AWD para o Impreza WRX Sti, que tem o sistema DCCD com frente e traseira DDL.

Não sabia que o Outback 2.5 tem o LSD traseiro. É uma vantagem sobre o Legacy 2.5.

"

Editado por Dumogi, 01 julho 2014 - 10:46.

#2 Dumogi

Dumogi
  • Subaristas ♂

Postado 01 julho 2014 - 10:57

O texto e os modelos citados são dos EUA (como sempre). Pode ser que não corresponda aos modelos Brasil. Poderíamos tentar descobrir os modelos de tração que temos disponíveis em nossos Subarus e fazer uma tabela. Uma informação que é mais difícil é se tem LSD no diferencial traseiro ou não.   

#3 Thiago

Thiago
  • ex-Subaristas
  • Carro:BMW 328i SPORT GP

Postado 01 julho 2014 - 11:30

Show! Muito bom!

#4 GabrielMacedo

GabrielMacedo
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 2.0 R AT

Postado 01 julho 2014 - 11:36

Desculpa a minha ignorância, mas, no caso dos primeiros Impreza GL, por exemplo, um 1.8 93-98, usaria qual sistema? Seria o mesmo AWD sem LSD traseiro do Impreza 2.5?

• Eduardo Martins curtiu isso

#5 Dumogi

Dumogi
  • Subaristas ♂

Postado 01 julho 2014 - 11:52

Manual ou automático?

#6 Cesar

Cesar
  • Subaristas ♂
  • Carro:Forester

Postado 01 julho 2014 - 12:16

Na lista não tem sobre as FXT.

Então o que tenho de feeling da minha é:

LSD + VTD, isso está certo Du? Eu não sei como se enquadra o controle de tração eletrônico que tem na minha SH, mas o diferencial com LSD é certeza absoluta.

Eu sei que Os hawks já vem com LSD no diferencial traseiro mas as FXT SG6~SG8 não, tirando raras exceções.

#7 yurininja

yurininja
  • Subaristas ♂
  • Carro:Leggy 01 e FXT 06

Postado 01 julho 2014 - 12:29

Então se eu trocar o diferencial traseiro da minha FXT por um de Hawk (P&P?), tudo se resolve?

#8 GabrielMacedo

GabrielMacedo
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 2.0 R AT

Postado 01 julho 2014 - 12:38

Manual ou automático?

MT...

#9 Dumogi

Dumogi
  • Subaristas ♂

Postado 01 julho 2014 - 12:55

Cesar, não sei. Acho que você está certo. Tenta colocar o VIN da sua transmissão no google e veja o que sai. Se as SH não forem VTD, não sei mais quem pode ser. Mas é um puta cambio hein...fudido. Com diferencial traseiro LSD deve ser o bixo. Agora parece que li que tem uns com controle de tração que não tem LSD na traseira porque o controle de tração faria o serviço bloqueando a roda que estiver em falso. 

Yuri, se você achar um diferencial com a mesma relação do seu, acho que é tirar um e colocar outro. Se não achar, ainda pode ver se colocando um miolo LSD na sua caixa e mantendo a coroa e pinhão do seu pode dar certo. Para mexer na coroa, tem que ser um mecânico bom porque precisa ser ajustado corretamente para não roncar ou quebrar. Boa pergunta para um mecânico bom.

Edit: Se eu comprar uma forester ou outback sem LSD, é isso que vou fazer: Pegar de um que tem LSD e colocar nela.

Gabriel, o seu é AWD contínuo (passivo) porque todos os MT, exceto STI, são do primeiro tipo. O meu GT também é passivo. :viado:

Editado por Dumogi, 01 julho 2014 - 12:58.

#10 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 01 julho 2014 - 12:59

Uma regra que dá pra se basear legal...

Se é turbo, tem LSD traseiro sim.

Isso confere pras Foresters (todas as turbo, desde as S-Turbo até as XT), pros Gt's e pros WRX.

Abs

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos