Ir para conteúdo

Foto

Visita RCM - Roger Clark Motorsport em UK

• Por favor, faça o login para responder
42 respostas neste tópico

#1 Marcio

Marcio
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 1993

Postado 17 abril 2015 - 20:33

Falae pessoal, beleza?

Como algumas pessoas sabem, faz algum tempo que tenho Subaru e devido a alguns acontecimentos, acabei virando meu próprio importador, “mexânico” e mapper. Ajudei muitas pessoas aqui do clube com seus projetos e acredito ter contribuído com sucesso neles, porém nada possível sem o suporte do pessoal da RCM.

Recentemente fiquei um tempo “internado” em UK fazendo cursos e conhecendo lugares muito importantes para o cenário de motorsport e acabei estabelecendo os serviços da MRACE (http://www.mrace.com.br / http://www.facebook.com/mracebr) aqui no Brasil.

Durante esse tempo que estive em UK, estive em lugares essenciais para qualquer entusiasta, “mexânico”, mecânico, louco etc de/por Subarus e um deles foi a RCM – Roger Clark Motorsport www.rogerclarkmotorsport.co.uk , onde tive o prazer de conhecer o Mike@RCM aqui do fórum, o Olly e o Matt Clark em pessoa e fazer um tour técnico absurdo pela instalações da RCM e nos Subarus mais famosos e mais absurdamente construídos do mundo: Gobstopper I e II (yeap, todos os detalhes, segredos e até ver se eu cabia nos bancos dos carros e ficava em uma posição confortável para dirigir :smile:  ).

Até a montar algumas peças e sistemas que eles tem lá o Matt teve o prazer de me explicar, além de comentários e passagem de experiência absurdos em toda e qualquer conversa de 5 minutos com “o cara”. Após mais de 20 anos trabalhando com Subarus, o pessoal da RCM sabe exatamente como tirar 850hp de um motor EJ20 e fazer ele durar por temporadas e temporadas de provas sem arregar. É esse primor que cada peça e cada serviço que carrega o nome da RCM tem.

Trouxe uma bagagem técnica absurda dessa visita (e de outras que fiz, Prodrive, montador de motores de SUbaru WRC do mundo todo, TDI, mappers de WRC/Le Mans/BTCC etc) e também trouxe muitas fotos, das quais algumas compartilho aqui e conto um pouco dos detalhes.

Ainda vou incrementar o comentário sobre as fotos e sobre a expertise e qualidade da RCM, mas por enquanto ficam as imagens para apreciação :smile:

P1020229.JPG

Fachada do galpão da RCM em UK, o lugar é bem grande e tem muita, mas muita peça em estoque...

P1020230.JPG

Recepção da RCM, diversas peças da marca em exposição, troféus de campeonatos e competições conquistados, alguns itens históricos como o capacete do Roger Clark, miniatura de carros de Rally, produtos especiais como o jogo de rodas de fibra de carbono do Gobstopper 1 que estão a venda e muito mais.

P1020233.JPG

Mais um pouco das peças em exposição e do jogo de rodas... dá pra segurar cada uma dessas rodas de Fibra de Carbono na ponta de um dedo, e nem precisa ser muito forte hehe

P1020240.JPG

Mais amostras de peças e equipamentos comercializados no galpão.

Esse Hawk está à venda, provavelmente era o carro de arrancada do Team ICE (nunca confirmei essa informação). É um GD com a mecânica replicada do Gobstopper 1, as únicas diferenças são que esse carro da foto não tem freios tão grandes quanto o GS1 e também não tem câmbio borboleta, a troca do sequêncial é feita na alavanca mesmo.

P1020242.JPG

O motor como pode-se ver segue o padrão de construção dos Subarus mais nervosos: EJ20 closed deck, turbina rotated com filtro gigante entrando pela lateral do coletor de admissão. Coletor de admissão invertido do WRC (padrão nos carros construídos pela RCM), cárter seco com reservatório remoto de 7 litros (outro padrão), correia dentada de perfil alto, polias de magnésio WRC, esses carros não tem junta de cabeçote (!), o sistema de alimentação de combustível com 8 bicos e linha paralelas, dois reguladores de pressão de combustível para maior vazão, injeção de nitro, intercooler frontal e mais alguns itens pra extrair com segurança os 850hp estimados.

Detalhe interessante é que esses carros da RCM (e de clientes) com exceção do GS2 todos usam radiador ORIGINAL como pode ser visto na foto, sem problema algum...

P1020253.JPG

O interior do Hawk, um pouco diferente dos Gobstoppers mas dá pra ver o capricho das instalações de tudo. Alguém reparou que esse carro é LHD ? Todos os outros carros da RCM são Japoneses RHD...

P1020254.JPG

Instalação do sistema de Nitro e detalhe dos Recaros de fibra de carbono que equipam o GD...

P1020256.JPG

Suspensão Ohlins Prodrive é um padrão nos carros da RCM também. Aqui podemos ver os reservatórios remotos e outras soluções do sistemas de freio, embreagem e parte das linhas de combustível.

Os três pequenos monstros enfileirados, da esquerda para a direita: Gobstopper 1 (GC8), Blob de prática de pilotagem (450hp, EJ 2.3 stroker), e Gobstopper 2 (Shark).

P1020268.JPG

Uma tentativa de foto no lugar apertado que o GS1 estava. O carro esta praticamente sem nada de aerodinâmica instalado e mesmo assim esse ano ele retornou à participação em algumas categorias em UK. Se ele já era praticamente impossível de controlar com os itens aerodinâmicos, imaginem agora se ele quer se comportar...

P1020269.JPG

Gobstopper 2...  Bem, sem palavras. Depois vou postar a matéria que foi publicada sobre esse carro em uma revista de UK para terem uma ideia. Olhando o carro por fora, o aero impressiona porém isso não é nem 1 décimo do que o carro impressiona... Cubos de roda, freio, motor, sistema de cárter seco, sistema de combustível, nitro, injeção, truques e mais truques que na primeira olhada não são perceptiveis mas são jogadas muito boas e por ai vai.

P1020280.JPG

Outra foto dos 3 monstrinhos alinhados. Detalhe pra limpeza do lugar: os carros passando por manutenção nos motores e não tinha 1 gota de oleo ou graxa no chão. Durante o tour técnico vc entra embaixo dos carros sem nenhuma preocupação em se sujar e pode por a mão em tudo que tudo está extremamento limpo.

P1020282.JPG

Dinamômetro da RCM, excelente equipamento com um milhão de configurações. Quando eu estive acompanhando a calibração de alguns carros nele dava quase pra se perder de tantas opções, configurações e informações que ele tinha/prestava. Bem padrão nas preparadoras em UK.

P1020329.JPG

Esse é o Matt Clark, o engenheiro por trás dos projetos da RCM e do GS1 e 2. O cara é muito gente boa, deu muita atenção pra todo tipo de pergunta e quando eu já não sabia mais o que falar, ele me levou pra fazer um tour técnico/mecânico nos Gobstoppers... sem palavras.

P1020352.JPG

Essa é a sala de motores, dá pra ver que eles tem muita coisa pra montar.... nessa sala tem motores de clientes, protótipos de motor do GS1 e 2, e testes de vários produtos, cortes de motores que deram problema, peças de todo o tipo que imaginarem... haviam dois EJ22 closed deck, uma porrada de EJ207 e EJ20k closed deck, e várias peças de todo o tipo que imaginarem: embreagens de F1, discos de carbono... muita coisa mesmo e tudo completamente organizado e limpo.

Depois posto mais fotos de alguns outros lugares.

Abs!

Márcio

Editado por Marcio, 25 maio 2015 - 21:54.

• Slater, Iwand, tmacedo e 2 outros curtiram isso

#2 Marcio

Marcio
  • Subaristas ♂

Postado 17 abril 2015 - 20:52

Mais umas fotos:

P1020285.JPG

Em um dos dias que estive na RCM, fiquei de ajudante de um mapper de Hondas durante o dia todo trabalhando em alguns Hatches e um Integra (foto) muito legal... paguei um pau pra montagem do motor desse carro...

P1020288.JPG

Todo o andar de cima (lado esquerdo que não saiu na foto) mais o fundão é o estoque de peças da RCM, ai embaixo mais uma foto do lado oposto de onde estão os Gobstoppers mostrando um pouco mais da oficina e alguns carros de clientes parados. O Hawk preto é um 2.35 Stroker que terá estimados 700+hp, cambio sequêncial e tudo o que se pode ter direito...

P1020353.JPG

Mais um pouco da oficina, já no fim do último dia que estive por lá.

P1020323_1.JPG

Eu fuçando no GS1...

P1020326_1.JPG

Mais um pouco de "fuçação"... Os carros tem um cheiro muito forte de VP, só estando bem chapado pra ter a coragem que o Olly tem dirgindo esses carros hehe

P1020289.JPG

Motor que está sendo montado pra display da vitrine.

P1020343.JPG

E esses são os discos de Carbono puro que o Gobstopper 2 usa no verão nas provas do Time Attack. Cada disco não pesa absolutamente nada, demora 1 mês para ser prensado (cada disco!!) e praticamente se utilizados na temperatura correta duram pra sempre. As pastilhas também são de Carbono puro, e o disco traseiro (pedaço aparecendo na direita da foto) é o mesmo usado na Formula 1, como o tamanho era o ideal e já estava pronto, eles simplesmente usam os discos da F1 na traseira do GS2 com as pinças da AP Racing.

[EDIT] Novas fotos ainda sem comentários / legenda:

P1020290.JPG

P1020313.JPG

P1020314.JPG

P1020319.JPG

P1020335.JPG

P1020347.JPG

Bem, acho que é quase isso.

Abs!
Márcio

Editado por Marcio, 25 maio 2015 - 21:57.

• Slater, Marcio, edsonmassao e 3 outros curtiram isso

#3 Groba

Groba
  • Subaristas ♂
  • Carro:Silver Manco

Postado 17 abril 2015 - 20:58

Que f*da.  :iw:

Sou doido por esses painéis que eles montam nos carros, nunca achei para comprar :(

#4 Marcio

Marcio
  • Subaristas ♂

Postado 17 abril 2015 - 21:10

Que f*da.  :iw:

Sou doido por esses painéis que eles montam nos carros, nunca achei para comprar :sad:

Qual painel, o de instrumentos?

Se for, esse painel da foto é um painel de instrumentos da MoteC, só tendo uma no carro pra poder usar.... Porém existem outros como o Dash 3 que servem para várias outras injeções.

Outro detalhe: tudo que vocês virem nas fotos é comercializado por eles, desde os parafusos e mangueiras até os motores, câmbios e peças mais exclusivas...

Abs!

Márcio

#5 clodoaldo foz

clodoaldo foz
  • Membros ♂
  • Carro:BUG STI

Postado 17 abril 2015 - 21:13

top em..parabens...

#6 Groba

Groba
  • Subaristas ♂
  • Carro:Silver Manco

Postado 17 abril 2015 - 21:31

Qual painel, o de instrumentos?

Se for, esse painel da foto é um painel de instrumentos da MoteC, só tendo uma no carro pra poder usar.... Porém existem outros como o Dash 3 que servem para várias outras injeções.

Outro detalhe: tudo que vocês virem nas fotos é comercializado por eles, desde os parafusos e mangueiras até os motores, câmbios e peças mais exclusivas...

O painelzão mesmo, que substitui o original, sem porta luva e afins.

Não sabia que eles vendiam, é lindo. Vou colocar na wish list do novo projeto.

P1020253.JPG

#7 Augusto

Augusto
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza GT 1998

Postado 17 abril 2015 - 21:48

Sensacional Márcio.

Viu alguma coisa para os antigos como placas ESL, Enduring Solution Limited?

Parabéns pela dedicação.

• EATERTIUS curtiu isso

#8 ricardinhooo

ricardinhooo
  • ex-Subaristas
  • Carro:Impreza GC 98

Postado 17 abril 2015 - 22:45

Que show Marcio! parabens  :clap_:  :clap_:

#9 marcellof

marcellof
  • Membros ♂

Postado 17 abril 2015 - 23:20

show de bola Cara.............. parabéns..

#10 Marcio

Marcio
  • Subaristas ♂

Postado 18 abril 2015 - 08:02

Valeu pessoal, estou separando mais algumas fotos aqui e negociando algumas exclusivas de um projeto deles em desenvolvimento que mostra o nível que o negócio chegou :-)

Sensacional Márcio.

Viu alguma coisa para os antigos como placas ESL, Enduring Solution Limited?

Parabéns pela dedicação.

Valeu Augusto, aos poucos vamos trazendo o que o pessoal tem de melhor lá fora em questão de conhecimento e tecnologia!

Eu não cheguei a falar com a ESL diretamente, mas se você quiser posso entrar em contato com eles e podemos trazer as boards sim! Eu sei que a ESL tem um preço muito bom, e atende muito bem vários projetos dentro do que a board deles oferece - que não é pouco comparado com o não poder fazer praticamente nada da original. Porém dependendo do nível do projeto, existem as Syvecs Plug-n-play pros Subarus mais antigos também:

http://www.syvecs.co...roducts/s6-pnp/

A Syvecs merece um tópico dedicado, pois não dá pra explicar o nível que essa ECU tem, nem o custo benefício dela já que estamos falando de uma ECU que vem com absolutamente todas as estrategias habilitadas sem custo adicional. É só fazer uma visita rápida no site deles e ver os kits para GT-R, Lotus, Subaru, Evo, Supra, Volks, Lambo e quem são as pequenas equipes e empresas que estão usando.

Lógico que tudo vai depender do projeto, mas me mande uma MP que conversamos.

Abs!

Márcio

• EATERTIUS curtiu isso

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos