Ir para conteúdo

Foto

Problema com cambagem Forester SH S-Edition

• Por favor, faça o login para responder
4 respostas neste tópico

#1 danteborges

danteborges
  • Membros ♂
  • Carro:Forester S-Edition

Postado 10 novembro 2017 - 13:59

Gostaria de publicar um relato e se possível saber opiniões e outras experiências. 

Quando comprei meu carro (Forester S-Edition 2011), ele estava com amortecedores e molas esportivas da Forester TS. No primeiro alinhamento que fiz, observei que a cambagem traseira estava muito próxima do limite da tolerância que é de -0° 45' a 0° 45'  (valor medido: -0° 44' ). Rodei com o carro cerca de 5 mil km e decidi retirar os amortecedores e molas esportivas, voltando com as peças originais que o antigo dono me havia entregue. O serviço foi feito em uma oficina "especializada" em suspensão. Após a troca, o carro foi para o alinhamento e dessa vez, a cambagem traseira já estava um pouco fora do limite da tolerância (valor medido: -0° 55' ).

Saí com o carro de lá e desde então venho pesquisando alternativas para o problema da cambagem. Ocorreu que nesse meio tempo um dos amortecedores traseiros começou a vazar, provavelmente por ressecamento do retentor, já que ficou parado por alguns anos. Decidi eu mesmo fazer a troca dessa vez.

De posse do manual de serviços, fui seguindo o passo a passo. Por fim, após praticamente concluída a troca dos amortecedores traseiros, observei um alerta no manual a respeito de apertar os parafusos do braço inferior da suspensão traseira somente com o carro no chão. Então lembrei que quando esse mesmo serviço foi feito na oficina anteriormente, o aperto foi feito no elevador, ou seja, com rodas no ar.

Terminado o serviço, todos os parafusos devidamente torqueados (no chão), fui para o alinhamento. Para minha surpresa e alegria, os parâmetros de cambagem estavam todos dentro da tolerância (valores medidos: -0° 20' LE e -0° 23' LD).

Minha tese é que o aperto dos parafusos no braço inferior da suspensão, com rodas no ar, foi o responsável pelo erro na cambagem. Então, gostaria de ouvir opiniões a respeito e quem sabe poupar alguns donos de forester a ter que recorrer a serviços de cambagem por ciborgue, trocas de buchas ou compra de kits (caríssimos) de ajuste de cambagem.

• edsonmassao, marcos.ferraz, barra e 2 outros curtiram isso

#2 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 11 novembro 2017 - 11:18

Faz sentido.

Embora, apesar de estar fora da tolerância, será que precisaria mexer nessa cambagem de -0,55? A menos que o desgaste de pneus ficasse muito desigual né

Na minha ( q era uma SG9 ) tinha -0,50 atrás e cerca de -0,8 na frente desde zero, e era ótima de curvas, e os pneus gastavam regularmente, apesar de bem negativa.

Só tinha que prestar bastante atenção na convergência dianteira, a cada 10 mil km, que tendia a ´abrir´.

Aí sim, se a convergência + cambagem estivessem fora, comia pneu por dentro.

Mas isso era na SG9, nas SH não sei dos limites de alinhamento. :thumbsup:

#3 danteborges

danteborges
  • Membros ♂

Postado 12 novembro 2017 - 10:04

Eu bem que estava tendendo a conviver com os -55' e não deu tempo de perceber desgaste irregular nos pneus, mas estar com geometria fora do recomendado deixa uma pulga atrás da orelha.

#4 danteborges

danteborges
  • Membros ♂

Postado 12 novembro 2017 - 19:16

Faz sentido.

Embora, apesar de estar fora da tolerância, será que precisaria mexer nessa cambagem de -0,55? A menos que o desgaste de pneus ficasse muito desigual né

Na minha ( q era uma SG9 ) tinha -0,50 atrás e cerca de -0,8 na frente desde zero, e era ótima de curvas, e os pneus gastavam regularmente, apesar de bem negativa.

Só tinha que prestar bastante atenção na convergência dianteira, a cada 10 mil km, que tendia a ´abrir´.

Aí sim, se a convergência + cambagem estivessem fora, comia pneu por dentro.

Mas isso era na SG9, nas SH não sei dos limites de alinhamento. :thumbsup:

Só um outro detalhe, Fabiano. Você citou medidas decimais. No meu caso, as medidas foram em graus e minutos. -0° 55' seria o equivalente a 0,91 graus. Praticamente 1 grau de cambagem negativa. Valeu, abraço!  :thumbsup:

Editado por danteborges, 12 novembro 2017 - 19:18.

#5 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 13 novembro 2017 - 08:29

Na verdade pensei em graus mesmo, só não fiz corretamente a conversão graus/minutos e não pus o símbolo de graus pois neste teclado o ´alt 167´ não funciona haehuahuhueua

Mas vc está certo! Ta vendo nos manuais de serviço, e o único modelo que a Subaru considera normal -1,x graus atrás é o STI. Pra todos os outros modelos isso é demais.

Abraço!

• danteborges curtiu isso

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos