Ir para conteúdo

Foto

Gasolina Octapro da Ipiranga

• Por favor, faça o login para responder
14 respostas neste tópico

#11 ROGERIO BASTOS

ROGERIO BASTOS
  • Membros ♂
  • Carro:Forester S-Edition

Postado 20 outubro 2017 - 14:28

No último feriado abasteci com a Octapro e estou no segundo tanque de combustível. Não se é prematuro mas me parece que o carro ficou mais econômico.

#12 ROGERIO BASTOS

ROGERIO BASTOS
  • Membros ♂

Postado 20 outubro 2017 - 14:34

Dados do fabricante: Octapro possui IAD 96 característico e os resultados médios em RON são de 102.

Podium possui IAD 97

#13 GüeroSinFe

GüeroSinFe
  • ex-Subaristas

Postado 23 outubro 2017 - 13:26

Dados do fabricante: Octapro possui IAD 96 característico e os resultados médios em RON são de 102.

Podium possui IAD 97

Acho que os dados aí estão equivocados.

Podium IAD 95, RON 102
Octapro IAD 96, RON 103

#14 ROGERIO BASTOS

ROGERIO BASTOS
  • Membros ♂

Postado 23 outubro 2017 - 16:00

Acho que os dados aí estão equivocados.

Podium IAD 95, RON 102
Octapro IAD 96, RON 103

Conforme havia falado, as informações postadas foram retiradas dos sites da Ipiranga e Petrobras. Depois, se puder, me passe a fonte de onde você obteve esses dados.

#15 Digo S.

Digo S.
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza WRX GDA

Postado 04 dezembro 2017 - 23:03

É mais simples do que parece...

Gasolinas Comum e Aditivadas: índice de octanagem [(RON + MON)/2] 87. 27,5% de etanol.

Gasolinas Premium V-Power Racing e Ale Premium (sim, ela existe): índice de octanagem 91. 25% de etanol.

Gasolinas Super Premium:

Podium: índice de octanagem 95. 25% de etanol.

Octapro: índice de octanagem 96. 25% de etanol.

Aqui em casa tem um A3 Sportback 2.0 TFSI que sempre foi abastecido com Podium. Comecei a usar a Octapro porque consegui achar mais barata que Podium. Devo dizer que o desempenho, principalmente em baixas rotações, melhorou um pouco. Não é nada extraordinário, ao contrário do que a equipe de marketing da Ipiranga tenta mostrar, mas dá pra perceber. Mas no caso do A3, a ECU dele tem mapas diferentes de avanço de ignição e overboost pra gasolinas de 91, 95 e 100 octanas, então deve ser porque fica no meio termo entre os dois últimos.
Em carros turbo a diferença é bem perceptível, ainda mais em relação a Premium normal. A ECU não detecta tanta detonação e avança mais o ponto de ignição, além de subir o overboost da turbina. E tem ainda a história da porcentagem de álcool, que também ajuda. Mas isso é história pra outro tópico...
  • Mitaí e marcos.ferraz curtiram isso

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos