Ir para conteúdo

Foto

Qual óleo Usar no meu Subaru?

• Por favor, faça o login para responder
189 respostas neste tópico

#181 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 16 novembro 2017 - 08:40

Galera, blz? sou novo no mundo do subaru, e estou com algumas duvidas referente ao oleo, espero q possam me ajudar kkkk.

A historia é a seguinte, peguei um wrx blob recem forjado, no qual mal rodou 3k km ainda, terminando de amaciar. no carro esta sendo utilizado um oleo motul 4100 10w40 porem percebo q esta baixando uma quantidade de oleo muito grande, em menos de 1000 km, baixou pro minimo da vareta, como ja irei fazer a segunta troca de oleo para previnir o motor contra fuligem do amaciamento e tal, estava pensando em passar pro oleo 15w50 q é o recomendado pelo manual, o problema q eu n consigo achar esse oleo sintetico, e acabei optando pelo mobil 1 5w50 sintetico. (q ainda n coloquei)

1   usar  esse oleo sendo 5w, vai continuar consumindo oleo mais q o normal, msm q seja apenas na parte fria? ou seria melhor usar o 15w msm?

2   tem algum problema em passar do semi pro 100% sintetico?

3   sera q o consumo de oleo é apenas pela viscosidade errada ou pode ser alguma outra coisa? tendo em conta q  o carro esta redondo, bem forte com o mapa original e n vaza uma gota de oleo.

é isso, desde ja agradeco pelas respostas, e me desculpe por tantas duvidas, se estiver no local errado para postar, por favor mover para o local certo.

Oi Vinicius! Bem Vindo ao mundo Subaru! Vou tentar ajudar nas suas dúvidas abaixo :thumbsup:

1   usar  esse oleo sendo 5w, vai continuar consumindo oleo mais q o normal, msm q seja apenas na parte fria? ou seria melhor usar o 15w msm?

Caso o consumo de óleo seja causado por uso do motor em temperaturas mais baixas (motor não totalmente aquecido) , o consumo continuará ou até aumentará.

2   tem algum problema em passar do semi pro 100% sintetico?

Não tem problema

3   sera q o consumo de oleo é apenas pela viscosidade errada ou pode ser alguma outra coisa? tendo em conta q  o carro esta redondo, bem forte com o mapa original e n vaza uma gota de oleo.

Um motor forjado normalmente consome mais óleo do que com os pistões originais, sim, devido aos pistões trabalharem com mais folga, então quando estiverem não totalmente aquecidos (e digo que pra aquecer totalmente vai uns 40 a 60 min) há consumo de óleo.

Porém num uso extremo, tipo pista, estrada andando forte, etc, o consumo de óleo não deveria haver (ou deveria ser menor) mas andando na cidade, principalmente trajetos curtos, o consumo de óleo é normal. Pela minha experiência posso dizer que em 50% dos casos de Subarus forjados que conheço (o meu carro quando tinha forjado, de amigos, colegas de fórum, etc) consome óleo sim.

Considero até 2 litros a cada 5 ou 6 mil km, aceitável. Mais que isso, arrisco dizer que tem algum problema nos anéis, ou algo relacionado. O ideal é medir o consumo num uso com o motor totalmente aquecido, por exemplo uma tarde na pista ou em viagens andando forte.

Caso vc passe pro 15W50 e um alto consumo persista, sugiro o uso do óleo 300V 20W60 Le Mans, q minimiza bem o consumo de óleo, em muitos casos.

Mais que isso, arrisco dizer que tem algum problema nos anéis, ou algo relacionado.

Qual é o seu tipo de uso? O pior uso pra um motor forjado são trajeto curtos, com o motor pouco aquecido.

#182 vinicius187

vinicius187
  • Membros ♂
  • Carro:civic si

Postado 16 novembro 2017 - 10:14

Então Fabiano, eu até entendo q um motor forjado consuma mais óleo q um motor original, mas acho q do jeito q está, n é normal.

Eu uso o carro mais em estrada, e dentro da cidade, mas apenas aos finais de semana, então dificilmente pego trânsito, e antes de sair sempre espero uns 10 ou 15 minutos esquentando o carro, e depois ando alguns km antes de acelerar.

Então, mas em questão do óleo, vc acha uma boa usar esse 5w50 ou seria melhor um 15w50?

Pior q vou até perder o nacional pq n quero viajar com o carro assim.

#183 fabiano

fabiano
  • Moderadores

Postado 16 novembro 2017 - 12:35

Olha, teoricamente os dois têm a mesma viscosidade quando quente, mas na fase fria E no seu caso que já há consumo de óleo, o 15W50 seria melhor.

#184 vinicius187

vinicius187
  • Membros ♂
  • Carro:civic si

Postado 17 novembro 2017 - 09:31

Olha, teoricamente os dois têm a mesma viscosidade quando quente, mas na fase fria E no seu caso que já há consumo de óleo, o 15W50 seria melhor.

Blz, vou trocar o óleo, e depois posto aqui o resultado.

Enviado de meu XT1650 usando Tapatalk

#185 Eurico

Eurico
  • Subaristas ♂
  • Carro:Impreza 2.0 AT 2009

Postado 20 novembro 2017 - 12:51

Sigo o voto do relator, 15W-50 é a melhor opção.

#186 FearGT-B

FearGT-B

a.k.a. FearWRX

• Subaristas ♂

Postado 03 março 2018 - 15:38

Ouvi dizer que os 6100 da Motul foram descontinuados, e os que tem são "sobra de estoque", procede isso mesmo?
estava pensando em colocar na próxima um sintético 5w40, mesmo do 6100, vale a pena?

#187 fabiano

fabiano
  • Moderadores

Postado 05 março 2018 - 08:33

Ouvi dizer que os 6100 da Motul foram descontinuados, e os que tem são "sobra de estoque", procede isso mesmo?
estava pensando em colocar na próxima um sintético 5w40, mesmo do 6100, vale a pena?

O 6100 15w50, sim

em substituição a este ficou o 4100 15w50, que atende à mesma normas.

Os outro 6100, 5w40, 5w30, etc continuam

• FearGT-B curtiu isso

#188 Eurico

Eurico
  • Subaristas ♂

Postado 22 março 2018 - 13:19

Após um ano rodando com óleo sintético 5W-30 (conforme recomenda o manual americano), notei as seguintes diferenças:

- Motor ligeiramente mais silencioso e "solto".

- Menor consumo.

- Aquecimento mais rápido do motor.

O consumo de óleo não se alterou, baixa pouquíssimo entre as trocas.

Atualmente, uso o Shell Helix HX8.

#189 Dudax

Dudax
  • Membros ♂
  • Carro:Impreza

Postado 23 março 2018 - 23:16

Feed back dos óleos:
- Texaco 5w40 Havoline Ultra S?

- Castrol Magnatec Professional 5w40?

Editado por Dudax, 24 março 2018 - 00:53.

#190 Eurico

Eurico
  • Subaristas ♂

Postado 26 março 2018 - 09:46

Dudax, são óleos de excelente qualidade. Ambos homologados por montadoras e têm classificação API SN, a mais avançada.

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 membros anônimos