Ir para conteúdo

Foto

Válvula Termostática

• Por favor, faça o login para responder
34 respostas neste tópico

#1 FearWRX

FearWRX
  • Subaristas ♂

Postado 03 julho 2017 - 22:42

Como de costume, pesquisei e li todos os tópicos sobre o assunto (que, quem é antigo no fórum, sabe que é um assunto antigo, embora eu seja um usuário novo), porém, mesmo consultando ajuda em fóruns gringos sobre meu caso, não consegui chegar a uma conclusão e "solução" sobre.

Enfim, o meu caso, como comentei em alguns tópicos e no meu próprio, meu carro está sem válvula termostática por causa de todos os problemas que tive com o carro e, mesmo com radiador de dupla colmeia, água com aditivo, há alguns meses coloquei de volta a válvula termostática, vale lembrar, comprada original e busquei na concessionária a peça, o carro superaqueceu novamente.

Em momento algum o carro ferveu, para constar, nesses 10 meses na minha mão, só dois casos de superaquecimento, um no primeiro dia com o carro, literalmente, e esse quando coloquei a válvula. Tirei ela, zero problemas novamente.

O caso é que o carro não baixa, literalmente, uma gota de água, e óleo, o normal para um carro de 230.000, como costumo falar, menos que minha antiga Palio Weekend de 105.000 quando vendi. E por baixo, o motor está literalmente inteiro seco. Não tem sinais de vazamentos pelas juntas do cabeçote e não mistura água com óleo, sempre na cor normal.

Me disseram que pode ter alguma obstrução na linha do ar quente (este funciona normalmente, por sinal), isso realmente influencia? Tanto que minha decisão de fazer o motor era pra tirar de vez esse medo mas, dado as situações, não vejo por que fazer isso, sendo que o motor do carro não bate, não fuma e não raja, tirando o vapor de água na partida a frio. Julgo ser algo simples que estou deixando passar de alguma forma. E por isso estou pensando em dessa vez testar a da Mishimoto que tem vendendo aqui no fórum e trocar a bomba d'água para ver como ela se comporta, além de colocar Inugel e o Motul Mocool que também vi por aqui (este funciona mesmo, aliás?).

Para referência, vou upar duas fotos aqui, uma do motor de frente desmontado, quando parei o carro em Setembro do ano passado (quando comprei), com a bomba d'água desmontada e a própria, para vocês avaliarem o estado. 

Aliás, vendo a foto da que está instalada e uma da Takao, percebi que elas são diferentes... a minha está "corroída"?

Grato por lerem o textão, mas quis ser bem transparente sobre o estado do carro pois este é um dos motivos de eu não querer passar ela pra frente, pois, ao contrário do que fizeram comigo e vivem falando pra eu fazer, não vou ter coragem de passar "o problema pra frente". Eu quero resolver ele.

Obrigado.

Arquivo(s) anexado(s)

#2 João Petersen

João Petersen
  • Subaristas ♂
  • Carro:FXT 04 e OBK 06

Postado 03 julho 2017 - 23:02

nesse motor é difícil repor a água do radiador com a válvula montada e não ficarem 'bolhas de ar' no sistema. tenta recolocar a água no sistema com o ar quente ligado

#3 Mitaí

Mitaí
  • Membros ♂
  • Carro:Legacy GL 96

Postado 03 julho 2017 - 23:02

Da assunto pra horas problema de superaquecimento, pode ser vários problemas...
Por experiência propria digo, ja comprei válvula na caoa que deu pau com um mes de uso, ja tive descompressão no sistema por culpa de um micro furo no "radiador" interno do ar quente, ja tive problema na tampa do radiador (era paralela) ja tive problema na bomba d'água com 5 mil km (takao) enfim, a lista é longa... Aconselho voce seguir um passo a passo, ir excluindo possíveis causadores do superaquecimento, por exemplo, comece testando a temperatura exata que a válvula ta abrindo (use um simples termômetro a laser e uma caneca no fogão da sua cozinha) depois teste se a tampa ta segurando a pressão do sistema (no meu é 0.9 bar) depois isole o ar quente (não definitivo, só pra testar) depois os dois sensores (encima do bloco) e por fim a ventuinha (pra testar as outras coisas, desliguei ela)... Duvido voce não achar a causa...
Ps
meu conselho, comece colocando uma bomba d'água original
Espero que encontre a causa brother, boa sorte aí

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

#4 FearWRX

FearWRX
  • Subaristas ♂

Postado 03 julho 2017 - 23:12

nesse motor é difícil repor a água do radiador com a válvula montada e não ficarem 'bolhas de ar' no sistema. tenta recolocar a água no sistema com o ar quente ligado

Qual seria o procedimento? Em todos os tópicos, gringos ou não, não li nada falando sobre um procedimento de sangria e os poucos que vi, que eu me lembre, instalaram a válvula pra poder sangrar.

Sei que o sistema de freio tem uma ordem diferente pra sangrar, mas não sabia que o de arrefecimento também.

Da assunto pra horas problema de superaquecimento, pode ser vários problemas...
Por experiência propria digo, ja comprei válvula na caoa que deu pau com um mes de uso, ja tive descompressão no sistema por culpa de um micro furo no "radiador" interno do ar quente, ja tive problema na tampa do radiador (era paralela) ja tive problema na bomba d'água com 5 mil km (takao) enfim, a lista é longa... Aconselho voce seguir um passo a passo, ir excluindo possíveis causadores do superaquecimento, por exemplo, comece testando a temperatura exata que a válvula ta abrindo (use um simples termômetro a laser e uma caneca no fogão da sua cozinha) depois teste se a tampa ta segurando a pressão do sistema (no meu é 0.9 bar) depois isole o ar quente (não definitivo, só pra testar) depois os dois sensores (encima do bloco) e por fim a ventuinha (pra testar as outras coisas, desliguei ela)... Duvido voce não achar a causa...
Ps
meu conselho, comece colocando uma bomba d'água original
Espero que encontre a causa brother, boa sorte aí

A original é igual essa que está na foto mesmo? Essa redonda que nem parece que tem rotor direito?

Estive pensando em colocar talvez uma de STI ou WRX que se parece com a da Takao, mas com a qualidade de ser uma peça original. Aliás, eu testei em casa a válvula termostática e ela abre normalmente, coloquei na chaleira e vi ela abrir e fechar normal, antes da água ferver, mas irei ver de alguma forma tentar medir a temperatura que ela abre.

Se for o caso, irei comprar a bomba e tampa do radiador original e dar uma geral no sistema de ar quente para ver se eu não acho algo parecido. O que notei, hoje mesmo, é que o ar quente, acredito que por razões óbvias, não esquenta enquanto o motor não ficar quente também. Aliás, não noto nada vazando nele, mas pode ser como o seu e ser algo pequeno que seca antes de pingar, caso pingue. Irei atrás disso pois sinto que o problema não está no motor do carro e sim em algum lugar do sistema de arrefecimento.

#5 Sidnei

Sidnei
  • ex-Subaristas
  • Carro:WRX

Postado 04 julho 2017 - 01:46

Se o sistema funciona bem sem a válvula termostática e com ela no lugar dá pau, eu faria a verificação da válvula, como escreveu o Mitaí e depois partia pra bomba d'água original.
Com a válvula no lugar e funcionando normal, uma bomba deficiente pode não vencer o afunilamento do restritor da válvula e não expulsar o líquido de arrefecimento do motor para o radiador com a devida velocidade.
Acho que dá pra gerar um parâmetro de eficiência da bomba colocando o motor pra funcionar em 3.000rpm por exemplo, com e sem a válvula termostática e comparar os tempos das ventoinhas. Se com a válvula (depois de checar se ela está ok) as ventoinhas ficarem muito mais tempo funcionando, pode ser que a bomba d'água esteja defeituosa. Acho que é um teste simples e pode te dar uma direção, junto com o que a galera colocou aí em cima...
Boa sorte!

#6 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 04 julho 2017 - 07:27

Olha, com essa alta quilometragem, pode ter várias coisas invisíveis que só poderão ser vistas com o motor aberto, como por exemplo micro fissuras nos canais de água do cabeçote. Então como vc falou q o motor está bom, não fuma e não raja, eu tiraria a termostática pro motor trabalhar menos ' pressurizado' e sejas feliz!

Enviado de meu Lenovo K10a40 usando Tapatalk

#7 fabiano

fabiano
  • Moderadores
  • Carro:ImprezaXV

Postado 04 julho 2017 - 07:31

Depois, com os seus 350-400 mil km, quando uma retífica for necessária vc deixa tudo zerado, e volta a usar a termostática. Hoje usar uma Mishimoto ou outra termostática ' Race' não vai aliviar muito no seu caso. O melhor seria tirá-la mesmo, pois a água pode trabalhar até 20 graus mais baixa, poupando o seu motor dessa carga maior de temperatura q é ok num motor novo, mas num motor ' senior' pode ser o estopim de outros problemas

Enviado de meu Lenovo K10a40 usando Tapatalk

#8 Rammster

Rammster
  • Subaristas ♂
  • Carro:BC7

Postado 04 julho 2017 - 09:38

eu andaria sem valvula, com aditivo bom (Honda ou motul) e ja era

nunca que eu abriria o motor sendo q nem baixar agua baixa

é procurar assunto por nada

#9 rafaelrfl

rafaelrfl
  • Membros ♂
  • Carro:Impreza GF8

Postado 04 julho 2017 - 11:17

eu tive o mesmo problema que voce, minha GF ta com 240 mil, e tava esquentando toda hora. troquei bomba, valvula, tampa do radiador, agua, mangueiras e limpeza do radiador. nada resolveu. Foi entao que vi esse negocio de eliminar o ar quente. Nunca mais esquentou. Faz o teste, encontrei uma mangueira da GM (so nao sei de que carro é) mas da certinho pra fazer isso.  Tenta eliminar o ar quente antes de gastar com mais coisas... vai que da certo. rs :iw:   ( eu nao tenho costume de usar ar quente, entao pra mim tanto faz)

#10 Mitaí

Mitaí
  • Membros ♂
  • Carro:Legacy GL 96

Postado 04 julho 2017 - 13:52

eu andaria sem valvula, com aditivo bom (Honda ou motul) e ja era

nunca que eu abriria o motor sendo q nem baixar agua baixa

é procurar assunto por nada

Eu nao aconselho, quando andei sem a válvula até chegar a origina, qualquer trechinho a 60km/h com o ar condicionado ligado o pontriro da temperatura caía la embaixo, praticamente colava no limitador, isso deve encurtar muito a vida útil do motor, sem falar que a lenta sobe, e no geral o consumo tbm. O meu ta com 219 kkm e toda vez que apareceu um problema logo era aconselhado a tirar a válvula, mas eu sempre achei o que causava o mal funcionamento... Ainda nao precisei abrir o motor, se preciso vou abrir, mas sem a VT (pelo menos aqui na minha região que é frio) não dá...

• marcos.ferraz curtiu isso

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos