Ir para conteúdo

Foto

WRX CVT Branco com aceleração descontrolada

• Por favor, faça o login para responder
33 respostas neste tópico

#1 edcostantin

edcostantin
  • Membros ♂
  • Carro:WRX

Postado 20 novembro 2017 - 14:28

Boa tarde pessoal.

Um conhecido aqui de Campinas comprou um WRX CVT faz algum tempo e à uns 5/6 meses atrás o carro começou a apresentar o seguinte problema: aceleração descontrolada. Segundo o que relatou, ele liga o carro, deixa o óleo aquecer e, ao pegar a estrada, quando o carro está nuns 100/110 Km/h, com aceleração nuns 15% a 25% do pedal do acelerador pressionado, o motor fica acelerando sozinho e o contagiros fica louco, com a rotação subindo e descendo, indo até a linha vermelha, algumas vezes, e sem que ele pressione o acelerador. Ele tem a impressão que isso ocorre mais em dias frios, pois agora, no verão, isso tem ocorrido com menor regularidade. Informou também que já levou na Subaru Serviços Campinas CAOA, mas não conseguem detectar e resolver o problema. Ele queria fazer alguns upgrades no carro, mas está com muito receio de gastar grana com ups e o problema continuar e/ou piorar.

Diante do exposto, indago:

1) isso já aconteceu com algum de vocês? Se sim, como foi resolvido?

2) alguém tem alguma ideia do que pode estar provocando isso e qual seria a solução?

3) sugestões?

Agradeço caso alguém possa ajudá-lo, pois ele está tão chateado a ponto de pensar em trocar de carro.

Ps.: Tenho o áudio dele descrevendo como o problema ocorre, então, se alguém quiser ouvir isso, basta enviar uma MP para mim ou informando aqui o número do celular que eu repasso a mensagem dele pelo Whatsapp.

Editado por edcostantin, 20 novembro 2017 - 14:29.

#2 FearGT-B

FearGT-B

a.k.a. FearWRX

• Subaristas ♂

Postado 20 novembro 2017 - 18:52

Olha... sendo bem extremista, se eu compro um carro e com 6 meses já começa a dar essas coisas ou eu peço o dinheiro de volta ou um carro novo.
Não deve ter, imagino, nem 2 mil km e já começa com palhaçada, imagina quando estiver mais rodado.

Será que não deve ser algo no corpo de borboleta mesmo? é a única ligação que consigo pensar agora  com todas as descrições, sensor de posição, falha no envio de sinal, algo do tipo... ou na central eletrônica mesmo. O que deixa mais triste ainda é que nem a concessionária sabe resolver.

#3 Sidnei

Sidnei
  • ex-Subaristas

Postado 20 novembro 2017 - 20:19

Comprou zero km? Se sim, precisa ir mais forte na concessionária e exigir solução.
Se comprou usado, tentar verificar se o carro foi mexido, o que foi feito, o que foi trocado e recolocado. Nessas operações de remontar as peças originais, podem ter deixado alguma mangueira mal encaixada.
Pode ser algum sensor danificado...

#4 Sidnei

Sidnei
  • ex-Subaristas

Postado 20 novembro 2017 - 20:24

O que está escrito no manual de serviço:

Arquivo(s) anexado(s)

• GüeroSinFe curtiu isso

#5 edcostantin

edcostantin
  • Membros ♂

Postado 21 novembro 2017 - 16:59

Boa tarde pessoal.

O que está ocorrendo com o WRX branco é exatamente isto:

https://youtu.be/3iqwryRDP7w

https://youtu.be/ckV-kJCL7_Y

Achei os dois vídeos acima e enviei para o cara. Ele confirmou que é isso.

#6 Sidnei

Sidnei
  • ex-Subaristas

Postado 21 novembro 2017 - 17:46

Parece que não há aceleração de fato ou esta acontece mas não é proporcional ao desempenho, pois a velocidade não se altera na mesma proporção. Entendi que somente o ponteiro do conta-giros é que fica oscilando...
Se o motor estiver mesmo acelerando e o carro não aumenta a velocidade, o que me vem à cabeça é a correia do cvt estar desgastada/danificada ou com óleo da transmissão errado ou abaixo do nível.
Se for somente o ponteiro a mexer sem a correspondente variação de rpm, pode ser um problema eletrônico - algum sensor (de rpm, por exemplo)...
Ajuda se saber quantos km tem o carro, se está com ele desde zero, se já teve upgrades, etc...

#7 edcostantin

edcostantin
  • Membros ♂

Postado 22 novembro 2017 - 01:04

Boa noite Sidnei.

O carro é novo e está sem upgrades.
Indagarei sobre a km, mas não deve ter muito não.

Editado por edcostantin, 22 novembro 2017 - 01:04.

#8 Edgard

Edgard
  • Subaristas ♂
  • Carro:WRX 2016

Postado 22 novembro 2017 - 20:44

O meu com 7 mil km e mais ou menos 6 meses de comprado também começou a acontecer isso, pelo que pesquisei é bem comum e não tem relação com o frio já que meu carro acontece a qlqr momento e moro no nordeste.. o Subaru Technical Service Bulletin 16-98-16 informa sobre a possibilidade de reprogramação do TCM, mas acho que será algo mais sério pois o carro faz isso inclusive no modo borboleta e agora também acendeu em modo "flashing" o aviso de AT OIL TEMP no painel, oq indica algum outro funcionamento irregular pelo carro. Amanhã acionarei o Assistance.

#9 Gustavo

Gustavo
  • Subaristas ♂
  • Carro:Forester LX & WRX

Postado 22 novembro 2017 - 21:29

Na minha ignorância pensei no CVT como o Sidnei falou.
Também acho que tem que pegar mais pesado na CCS.
Não saber o que é e deixar rolar = enrolação escrachada

#10 Sidnei

Sidnei
  • ex-Subaristas

Postado 22 novembro 2017 - 21:54

Pensei também no conversor de torque, caso o motor esteja variando a rotação e não somente o ponteiro que está oscilando...

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos